quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Show de Química agita EEEFM Bananal



Aconteceu na última quarta-feira (03/10) o Show de Química na Quadra da Escola Bananal, o evento visa apresentar aos alunos experiências químicas que contenham efeitos visuais. No decorrer de cada experiência o professor Honério Coutinho de Jesus explica os elementos químicos utilizados para que a reação pudesse acontecer.
O Show de Química é realizado pelo professor juntamente com alunos do curso de Química da UFES e neste ano de 2012 tem visitado escolas públicas estaduais em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), além da EEEFM Bananal, outras 24 escolas foram contempladas com o referido evento.

COMO TUDO COMEÇOU?
      As atividades do evento "Show de Química" tiveram início em 1992 na PUC-Rio, onde na condição de aluno de pós-graduação, o Prof. Honério Coutinho de Jesus começou a apresentar uma série de experiências químicas de efeito visual em auditórios e salas de aula, para congressos e em outras atividades universitárias, além de algumas escolas.   Tais experiências foram o resultado de um longo trabalho de pesquisa e investigação, desde sua adolescência, onde ele verdadeiramente aprendia      Química se divertindo.
      No segundo semestre de 1996 o Professor Honério formalizou o trabalho através de um projeto de extensão na UFES, renovado até o ano de 2000. Neste período o projeto teve grande impacto na sociedade, com algumas entrevistas concedidas na televisão e em jornais escritos.
      Após uma parada de dois anos, o Prof. Honério retomou as atividades do projeto Show de Química no de 2003, agora como evento de extensão do Laboratório de Química Analítica da UFES, dentro de um convênio com a Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
      Neste mesmo ano foram realizadas diversas apresentações o que resultou um     grande interesse pelas escolas em geral na divulgação e aprendizado da Química para os alunos do  ensino  médio e fundamental.
      Paralelamente as atividades de apresentação dos chamados Shows de Química, o professor procura atualmente parcerias com empresas em geral para      financiamento do trabalho e possibilidade de apresentação gratuita nas escolas públicas do estado do ES.   No caso de apoio financeiro, também pretende resgatar a confecção e comercialização de kits experimentais dos Shows de Química, um modelo para experiências em micro escala, construído em 1992 (Kit Experimental), e outro em macro escala, construído em 2000, para possíveis interessados no ensino da Química
 (Caixa do Show de Química). Este último modelo é utilizado pelo professor nas apresentações dos Shows  de Química.
      No ano de 2011, o Show de Química obteve o financiamento pelo edital lançado por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em homenagem ao Ano Internacional da Química que acontece em 2011. O Show de Química, em parceria com o Núcleo de Ciências da Ufes, entrou na concorrência do edital e foi o único projeto do Espírito Santo aprovado. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União em 21 de dezembro do ano passado, mas o dinheiro foi liberado no último dia 14 de abril. Ou seja, os dois anos inicialmente previstos foram reduzidos para pouco mais que um ano e meio.


Com informações do www.showdequimica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário