sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Projetos da Escola Bananal são semifinalistas no Inoves - Edição 2016

A Escola Bananal participou do Inoves – Edição 2016 com a inscrição de 06 projetos e teve reconhecimento de 03 projetos que são semifinalistas do programa.
Os projetos semifinalistas são:
EDUCANDO PARA A CIDADANIA
 Observando atitudes na escola que evidenciava o desrespeito aos valores sociais, o descumprimento de normas e regras, analisando os conflitos de ordem social na comunidade, como, por exemplo, o aumento da violência no trânsito, especialmente por jovens estudantes da escola, aumento do consumo de drogas, desrespeito ao meio ambiente, preconceitos raciais e religiosos, a EEEFM Bananal vem desenvolvendo o projeto “Educando para a Cidadania”  que nasceu com o intuito de resgatar valores sociais, promover atitudes inovadoras e minimizar os riscos sociais. O seu objetivo principal é desenvolver ações na escola, na comunidade e com as famílias que possam garantir direitos e deveres de cada cidadão e no respeito aos valores constitutivos do processo de Cidadania e Educação em todas as suas dimensões. Portanto, no que já foi realizado, até o momento, o projeto tem contribuído, de forma positiva, com as diversas atividades realizadas, assim como na evolução do exercício da cidadania.         
             
VALORIZAÇÃO DO CAFEICULTOR DE RIO BANANAL
O município de Rio Bananal tem sua economia baseada na produção agrícola com destaque para a produção cafeeira. Em se tratando da alocação do homem no campo vemos a saída do mesmo para a cidade e sabemos da importância da permanência do produtor rural no interior, tendo a necessidade de se sentir valorizado, bem como transmitir conhecimento da importância para a economia local aos mais jovens. O projeto tem seu objetivo pautado em valorizar os agricultores do município, enfatizando a sua importância na economia local. Além disso, incluir os trabalhadores rurais dando destaque a sua contribuição na produção cafeeira. Através de palestras, produção de textos e leitura sobre a cultura do café é possível entender os conceitos e a importância na economia do município. Por meio de consulta junto aos alunos eleger os trabalhadores de destaque observando a relação do cafeicultor com o trabalho realizado foram os momentos importantes dessa atividade.                     
 
X-9 DA LEITURA: LEVE E TRAGA CULTURA!

A leitura é um ato que depende de estímulo e motivação. Sua prática é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e opinião crítica do indivíduo. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. O objetivo deste projeto é o de transformar o hábito da leitura cotidiana no ambiente escolar em diversas atividades pedagógicas. Assim, se fez necessário incentivar o interesse pela leitura, na troca, no “leve e traz” (X -9) de diversas obras literárias sugeridas pelos próprios leitores, de modo que este trabalho ultrapassasse os muros da escola. O ato de estabelecer um critério diferente para incentivar a leitura foi um ponto fundamental para o sucesso do projeto que no decorrer de seu processo atingiu os resultados esperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário