quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Prêmio Boas Práticas: Projeto finalista: MONITORIA COLABORATIVA: GARANTIA DE MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR

A premiação do Prêmio SEDU:  Boas Práticas da Educação ocorrerá no dia 09/12/2015 em Vitória-ES, onde serão conhecidos os vencedores. O projeto MONITORIA COLABORATIVA: GARANTIA DE MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR da Escola Bananal concorre na categoria BOAS PRÁTICAS DO PEDAGOGO e no Tema: O PEDAGOGO E A AVALIAÇÃO NA ESCOLA.
O projeto surgiu tendo em vista as dificuldades dos alunos em assimilar os conteúdos das disciplinas das ciências da natureza e matemática, a equipe pedagógica da EEEFM Bananal, direcionou suas ações para um trabalho de monitoria, que pode ser compreendido como uma atividade de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos. Seu objetivo é desenvolver grupos de estudos com alunos de rendimentos mais satisfatórios, no intuito de melhorar o desempenho dos demais. Para tanto se pretende utilizar uma metodologia em que através de atividades realizadas concomitantemente com o trabalho do professor em sala de aula os alunos monitores/colaboradores terão uma participação colaborativa  no processo de ensino-aprendizagem de seus colegas.
A prática da Monitoria no contexto educativo se define como processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem. Este projeto justifica-se no baixo desempenho dos alunos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, acarretando em elevados índices de evasão bem como reprovação. Nesse sentido, o papel do aluno/monitor surge para auxiliar seus colegas nas dificuldades identificadas, possibilitando um melhor desempenho e consequentemente, rendimento, nas disciplinas de Física, Matemática e Química.
Nessa perspectiva os envolvidos diretamente com este trabalho acreditam que a escola se transforma em um espaço de cooperação em que os educandos do Ensino Médio colaboram como o trabalho pedagógico para compartilhar saberes das disciplinas de Física, Matemática e Química com os colegas. Não como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender.

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