quinta-feira, 16 de maio de 2013

Com direito à palavra: dicionários em sala de aula






É sempre bom, saber sobre e como funcionam as ferramentas de trabalho, pois é de grande importância para qualquer profissional. No caso de uma escola para o professor, isso se aplica especialmente ao material didático que está disponível para seu manuseio, bem como a inserção de diversos materiais aos alunos para pesquisa e construção de novos elementos formadores. Também é fato corriqueiro, a necessidade de improvisação devido à falta de material como: livros, revistas e até aparatos tecnológicos ou até mesmo a ausência de ideias para ser utilizado de forma a abrigar novos conceitos.
Quando nos referimos a dicionários escolares, sejam eles de Língua Portuguesa, das línguas inglesa e espanhola ou até mesmo algum específico de outras disciplinas a situação é a mesma, ou seja, o que fazer para que o uso fique interessante e possibilite o entendimento por parte do aluno.
O Governo Federal por meio do Ministério da Educação e Cultura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviou a EEEFM Bananal um acervo de dicionários brasileiros de Língua Portuguesa, destinados às turmas da escola, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. Foram recebidos 23 kits composto de 04 dicionários cada, tendo como títulos: Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara, Dicionário Houaiss Conciso, Dicionário Unesp do Português Contemporâneo e Novíssimo Aulete Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Os dicionários serão distribuídos nas salas de aula, tendo em vista à máxima: Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Cada sala de aula da escola receberá 02 kits que ficarão a disposição dos alunos para consulta a qualquer momento pertinente e 01 kit ficará na sala de Leitura da escola.


Texto: Welder Bindaco (Agente de Suporte Educacional)
Colaboração: Maria Elena de Souza (Responsável pela Sala de Leitura)

Um comentário:

  1. Educando para a cidadania…

    Parece que precisamos mais do que dicionários para se educar a cidadania amigo. Dúzias desses dicionários estao sendo vendidos por sebos e particulares pelo país afora. A capa traz o selo de "venda proibida" por vezes suprimido por estilete.

    ResponderExcluir