quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sedu dá dicas de estudo para o Enem 2014




Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (08) e domingo (09), os estudantes ainda podem adotar algumas atitudes básicas para auxiliá-los nas provas. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) dá algumas dicas:

Ciências da Natureza
A área de Ciências da Natureza, cobrada no primeiro dia de provas, envolve os componentes curriculares de química, física e biologia, e deverá abordar conceitos ligados à biotecnologia, termodinâmica, eletricidade, funções orgânicas, gases, mecânica, ecologia, magnetismo, dentre outros. Serão 45 questões objetivas e de múltipla escolha.
“A principal dica para o fim da caminhada é revisar o conteúdo fazendo exercícios. Os estudantes também devem saber como extrair as informações da tabela periódica, de maneira a reconhecer os elementos químicos e os diversos dados e conceitos que ela apresenta”, destacou a professora Elisabeth Cristina Albiero Nogueira, atuante na Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu.

Ciências Humanas
Também no sábado (08), os estudantes farão a prova de Ciências Humanas, que envolve geografia, história, filosofia e sociologia, em 45 questões. Poderão ser cobrados conceitos ligados à formação territorial brasileira, revolução cubana e questões ambientais contemporâneas, entre elas estão: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio e outros. As provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas devem ser resolvidas pelos estudantes no mesmo dia, em até 4h30.
“Neste tipo de área, costumam cair muitos temas de atualidades e, por isso, o aluno deve estar sempre antenado aos assuntos que foram notícias nos últimos anos”, destacou o professor Fábio Gomes, da Escola Estadual Gomes Cardim, em Vitória.

Matemática
As 45 questões de Matemática serão aplicadas no segundo dia de provas, no domingo (09). As questões estão renovadas e seus enunciados agora são mais contextualizados, assim como é feito nas demais disciplinas.
Grandezas proporcionais, interpretação de gráficos, análise combinatória, probabilidade, estatística, geometria espacial e plana fazem parte da lista dos conteúdos mais questionados nos exames, que são realizados anualmente.
“Saber interpretar gráficos com um crescimento linear, por exemplo, é de extrema importância. As questões que envolvem grandezas direta ou inversamente proporcionais e transformações de medida, também são muito frequentes nas avaliações”, frisou o professor Wellington Rosa de Azevedo, da Escola Estadual Mario Gurgel, em Vila Velha.
Outra dica fornecida por Wellington é que os candidatos acessem o ambiente virtual http://espacoenem.es.gov.br/enem/. Lá, os estudantes encontram dicas, links, vídeos, resolução de questões, simulados e outras opções de estudo. Os alunos também podem fazer o Geekie Teste Enem, simulado online, elaborado conforme a Teoria de Resposta ao Item (TRI), por meio do endereço eletrônico http://geekielab.com.br/login#/login.

Códigos e Linguagens
Além da Matemática, no segundo dia de provas ocorrerão as questões de múltipla escolha de Códigos e Linguagens, composta por língua portuguesa, literatura, idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), em 45 questões, e redação. Serão 5h30 de duração para responder às questões e produzir o texto.
A especialista em língua portuguesa e literatura, Cláudia Simões, que também atua na da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, dá dicas de como escrever uma boa redação. “A dissertação-argumentativa deve ter clareza, simplicidade e ser convincente. Um texto opinativo deve ser ancorado em argumentos pautados em dados e não em um conjunto de “achismos”. Então, não fique tentando escrever de maneira rebuscada pensando que vai impressionar os avaliadores. Adiante o assunto no primeiro parágrafo”, recomendou.
Cláudia segue com mais sugestões. “Cuidado com o chavão e com a citação. O primeiro enfraquece o texto e o segundo precisa sempre ser referenciado. Deixe o título para o final. Esqueça as gírias, o “internetês”, tenha cuidado com os estrangeirismos e com expressões próprias da oralidade. Se não lembrar a grafia de uma palavra, troque-a por uma equivalente. Treine bastante, escreva e reescreva diversos textos com as mais diferentes temáticas. Na véspera, a dica é relaxar, dormir cedo e se alimentar sem excessos. Na hora da prova, não fique preocupado para não ter o famoso “deu branco”, salientou.

Expectativa
Estudar em grupo, resolver exercícios de edições anteriores, debater questões complexas em salas de aulas, além de frequentarem o curso “Pré-Enem”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) têm sido algumas táticas de estudos adotadas pelos alunos da rede estadual durante o ano letivo.
Pedro Henrique Rosa Gonçalves, de 17 anos, aluno da Escola Estadual Professor Renato Jose da Costa Pacheco, em Vitória, vai tentar uma vaga para o curso de Engenharia Mecânica. O jovem conta que prefere estudar sozinho e que a rotina de estudos é extensa, porém, muito organizada.
“Estudo a semana inteira, inclusive aos sábados e domingos. Mesmo sozinho consigo assimilar com mais facilidade os conteúdos propostos pelo Enem”, ressalta. Além disso, Pedro Henrique revela que escolheu seguir a carreira profissional devido às boas oportunidades que o setor oferece ao trabalhador. “As condições de trabalho e o retorno financeiro são itens muito atrativos”, afirma o adolescente.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do exame, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte (12 de novembro 2014) ao de realização das últimas provas. Os participantes também poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Cuidados antes da prova
O Enem exige que os candidatos realizem as provas somente com caneta esferográfica da cor preta, de material transparente, ou seja, de acrílico. Isso significa que responder o gabarito com uma caneta de qualquer outra cor pode fazer com que a sua prova seja automaticamente eliminada.
Também não é permitida a utilização de materiais como o lápis e a borracha. Estudantes que chegarem ao local da prova com aparelhos eletrônicos ou analógicos como relógios, calculadoras, celulares, rádios, gravadores ou qualquer aparelho tecnológico também serão impedidos de fazer as provas. A regra também vale para bonés, chapéus, gorros e óculos escuros. É imprescindível que o candidato apresente um documento de identificação original, sendo que cópias não serão aceitas. Os portões serão abertos pontualmente às 12 horas e fechados às 13 horas do horário de Brasília.
O Enem 2014 teve 8,7 milhões de inscritos e será realizado em 1,7 mil cidades brasileiras. Ele também faz parte da primeira etapa do Vest Ufes 2015, que oferece 4.178 vagas em 77 cursos de graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Vale lembrar que as provas do Vest Ufes 2015 serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, das 14h às 17h, nos municípios de Alegre, Cariacica, Guarapari, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. A divulgação do resultado final está prevista para janeiro de 2015. 


Fonte: www.sedu.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário