sábado, 15 de novembro de 2014

Alunos da Escola Bananal realizam Projeto de Ideias sustentáveis e suas Interdisciplinariedades



Ideias sustentáveis é um projeto realizado pela coordenadora Catiene de Oliveira e professores da área técnica e do ensino regular, como atividade avaliativa prática na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – Técnico em Agronegócio da Escola Bananal.
As atividades foram articuladas entre as disciplinas da área técnica e do ensino regular, onde os alunos do 2º ano do técnico em Agronegócio teriam como desafio lançar um produto na escola, com uma matéria prima que usualmente seria descartada e que não fosse comercializada na cidade de Rio Bananal e que envolvesse todas as técnicas ensinadas nas disciplinas.
Os educandos teriam que planejar uma empresa fictícia na área da agroindústria e empreendedorismo pesquisando todas as documentações necessárias para legalização deste empreendimento, buscando informações nos órgãos municipais e estaduais, colocando em prática toda a legislação ambiental, discutida em sala de aula e sua legalização no mercado.
Na área da alimentação pesquisaram a legislação de alimento e segurança alimentare outros produtos legislação de resíduo sólido, as consequências e causas do uso excessivo destas matérias primas, assuntos abordoados nas disciplinas de Legislação Ambiental, Sociologia e Filosofia.  
Através da pesquisa de mercado verificaram a aceitação deste produto de acordo com a história da matéria prima e regionalização, envolvendo as disciplinas de História e Geografia e da área técnica de Comercialização Rural. Os alunos durante este trimestre realizaram reuniões entre os grupos para elaborar estratégias de marketing e de mercado, onde realizaram a confecção de rótulos e embalagem com data de validade, informações nutricionais com orientação dos professores de Química e Biologia, buscando informações sobre os benefícios e malefícios deste produto para a saúde e meio ambiente, envolvendo as disciplinas de Marketing, Biologia e Educação Física.
Como estratégia de vendas e comercialização produziram comerciais para televisão, sendo avaliado em Artes pelo seu design, criatividade, desenvoltura e bom gosto. Em Língua Portuguesa foi verificado a formatação e a escrita do trabalho de acordo com as normas da ABNT, juntamente com a disciplina de Inglês que deu destaque nos termos escritos e falados em inglês muito utilizado em Agronegócio.
Para finalizar este trabalho os alunos fizeram plano financeiro do custeio, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física e Introdução em Economia, fazendo cálculos de produção, gastos e lucros, desenvolvendo tabelas e visualizando custo x benefícios da produção. Dentro das exigências, realizaram o teste de qualidade do produto envolvendo a disciplina de Gestão de Qualidade, que visa às boas praticas de manufatura, controle de qualidade elevando a produção em níveis de excelência de qualidade como as do ISO 9000.
Segundo a coordenadora do curso a interdisciplinaridade ocorre quando existe um diálogo entre as disciplinas, e os professores da área técnica e do regular foram responsáveis pelo sucesso deste trabalho, pois aceitaram o desafio e alunos brilharam em suas apresentações, trazendo ideias inovadoras, tanto na alimentação, e artesanatos com materiais recicláveis, tendo destaque pela opinião do publico convidado pais, professores e colegas de curso (1ª ano e 2º ano do Médio Integrado), o biscoito com sementes de abóbora e Iogurte de café.


Nenhum comentário:

Postar um comentário