sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Sedu lança sala de aula virtual e anuncia mudanças no regimento escolar e no processo de matrícula

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai mudar o seu processo de matrícula. Agora, a Chamada Pública Escolar será realizada 100% online. A novidade foi anunciada na tarde desta sexta-feira (07), durante uma entrevista coletiva. Além disso, na ocasião também foi lançada uma sala de aula virtual e foi falado sobre as modificações no regimento interno das escolas da rede pública estadual, com adaptações voltadas para o uso do celular nas escolas.
“O novo processo de matrícula para 2017, conhecido como Chamada Pública Escolar, será realizado 100% online. Com a implantação do novo sistema, será indispensável que as famílias façam o cadastramento do CPF, da conta de energia elétrica e contato telefônico, para realização da rematrícula, solicitação de transferência interna e pré-matrícula”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
A inserção do CPF no novo sistema é para que seja feita a unificação do cadastro dos estudantes de toda rede estadual de ensino. Já a conta de energia elétrica deverá ser apresentada para que possam ser identificadas as coordenadas geográficas dos locais de residência dos estudantes. O objetivo é melhorar a distribuição das vagas e otimizar o uso do transporte escolar que passará a ter um sistema georreferenciado. E o contato telefônico, tem como finalidade a aproximação da escola com as famílias, facilitando a realização de informes vias SMS ou outros meios de comunicação.
Os pais/responsáveis dos estudantes que, atualmente, estão matriculados na rede estadual, deverão realizar – até o dia 28 de outubro – a atualização dos dados cadastrais para garantir a rematrícula/transferência interna para o próximo ano. A atualização deverá ser feita na escola na qual o estudante está matriculado, com a apresentação dos documentos.
Aquele que não realizar a atualização cadastral não terá a garantia da vaga do estudante para 2017. A medida também será válida para os pais/responsáveis que planejam matricular seus filhos na rede estadual no próximo. A partir desse ano, será indispensável a apresentação dos documentos para efetuar a matrícula na rede estadual.

Sala de Aula Virtual
Outra novidade anunciada foi a “sala de aula virtual” que é uma nova ferramenta integrada ao novo portal Sedu Digit@l (http://sedudigital.sedu.es.gov.br), que vai organizar o acesso a todas as plataformas que integram o programa em um único local. A ideia da sala de aula virtual é oportunizar que a qualquer momento, em praticamente qualquer lugar, os estudantes possam obter novas maneiras de criar e compartilhar.
Na sala de aula virtual, estudantes e professores poderão definir seu roteiro de estudo, selecionar ferramentas e conteúdos, incluindo os aplicativos, para produção de conhecimentos, revisão de conteúdos, reforço da aprendizagem, aprofundamento de estudos, dentre outros.
“Atualmente, mais de 80% dos estudantes possuem smartphone. A nossa proposta é trazer um novo conceito de educação, o ensino híbrido, onde os estudantes vão ter o ensino presencial nas escolas e o ensino virtual por meio de ferramentas digitais. Com a sala de aula virtual, estudantes e professores poderão criar estratégias voltadas para a aprendizagem personalizada ou assistida, atendendo as demandas de aprendizagem dos alunos”, explicou o secretário.
A plataforma coloca a disposição do professor a coleção de ferramentas do Office 365 para apoio do seu planejamento e uso com os estudantes, de forma que instigue a autoria e a criação de novas práticas e comunidades de aprendizagem em todas as escolas da rede.
Todos os estudantes da rede estadual de ensino, a partir do 9º ano, acompanhados de seus professores, poderão acessar a plataforma. Uma vez que caberá a eles definir as ferramentas e tipo de atividades a serem desenvolvidas.
Para acessar, o professor/estudante deverá informar o número funcional ou o Registro do Aluno (RA), nome e data de nascimento. O sistema consolidará os dados informados pelos usuários com os existentes na rede, para validação e liberação de login.
Estudantes e professores podem usar as versões online do Office 365 e 1TB de armazenamento online.

Mudanças no Regimento Escolar
No regimento escolar estão contidas as normas de convivência das unidades de ensino, com os papéis, direitos e deveres de toda a comunidade escolar (estudante, professor, pais/responsáveis, diretor e os demais funcionários). O documento vai passar por adaptações relacionadas ao uso do celular nas escolas. Estas mudanças também foram anunciadas durante a coletiva.
Considerando a Lei Nº 10.506/2016, de 31 de março de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado em 01 de abril de 2016, que revogou a Lei Nº 8.854 de 22 de abril de 2008, que proibia do uso de telefone celular nas salas de aula dos estabelecimentos da rede estadual de ensino, algumas adaptações tornaram-se necessárias no regimento.

Sedu Digit@l
O programa Sedu Digit@l tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas estão sendo disponibilizadas para apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.
Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: metodologias ativas, plataformas e conteúdos digitais para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digit@l, Pré-Enem Digit@l, Currículo Interativo (banco de objetos de aprendizagem), Plataforma de Cursos (inglês, libras e outros) e Correção de Fluxo.
O programa Sedu Digit@l visa desenvolver a cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário