A Escola Bananal participou do Inoves – Edição
2016 com a inscrição de 06 projetos e teve reconhecimento de 03 projetos que
são semifinalistas do programa.
Os projetos semifinalistas são:
EDUCANDO
PARA A CIDADANIA
Observando atitudes na escola que evidenciava
o desrespeito aos valores sociais, o descumprimento de normas e regras,
analisando os conflitos de ordem social na comunidade, como, por exemplo, o
aumento da violência no trânsito, especialmente por jovens estudantes da
escola, aumento do consumo de drogas, desrespeito ao meio ambiente,
preconceitos raciais e religiosos, a EEEFM Bananal vem desenvolvendo o projeto
“Educando para a Cidadania” que nasceu
com o intuito de resgatar valores sociais, promover atitudes inovadoras e
minimizar os riscos sociais. O seu objetivo principal é desenvolver ações na
escola, na comunidade e com as famílias que possam garantir direitos e deveres
de cada cidadão e no respeito aos valores constitutivos do processo de
Cidadania e Educação em todas as suas dimensões. Portanto, no que já foi
realizado, até o momento, o projeto tem contribuído, de forma positiva, com as
diversas atividades realizadas, assim como na evolução do exercício da
cidadania.
VALORIZAÇÃO
DO CAFEICULTOR DE RIO BANANAL
O município de Rio Bananal tem sua economia
baseada na produção agrícola com destaque para a produção cafeeira. Em se
tratando da alocação do homem no campo vemos a saída do mesmo para a cidade e
sabemos da importância da permanência do produtor rural no interior, tendo a
necessidade de se sentir valorizado, bem como transmitir conhecimento da
importância para a economia local aos mais jovens. O projeto tem seu objetivo
pautado em valorizar os agricultores do município, enfatizando a sua
importância na economia local. Além disso, incluir os trabalhadores rurais
dando destaque a sua contribuição na produção cafeeira. Através de palestras,
produção de textos e leitura sobre a cultura do café é possível entender os
conceitos e a importância na economia do município. Por meio de consulta junto
aos alunos eleger os trabalhadores de destaque observando a relação do
cafeicultor com o trabalho realizado foram os momentos importantes dessa
atividade.
X-9
DA LEITURA: LEVE E TRAGA CULTURA!
A leitura é um ato que depende de estímulo e
motivação. Sua prática é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento
e opinião crítica do indivíduo. Através da leitura o ser humano consegue se
transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções
que o cercam. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem
os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. O objetivo
deste projeto é o de transformar o hábito da leitura cotidiana no ambiente
escolar em diversas atividades pedagógicas. Assim, se fez necessário incentivar
o interesse pela leitura, na troca, no “leve e traz” (X -9) de diversas obras
literárias sugeridas pelos próprios leitores, de modo que este trabalho
ultrapassasse os muros da escola. O ato de estabelecer um critério diferente
para incentivar a leitura foi um ponto fundamental para o sucesso do projeto
que no decorrer de seu processo atingiu os resultados esperados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário