terça-feira, 14 de outubro de 2014

Escola Bananal realiza Festival de Leitura



“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.
André Maurois

Durante o período de 13 a 17 de Outubro de 2014 nas dependências da Escola Bananal estão acontecendo atividades do Festival de Leitura.  O festival de leitura é importante na intenção de unir leitores e suas leituras, atingindo os nossos educandos no sentindo de formar leitores críticos, isso que é uma preocupação constante de todo o grupo docente. Dessa forma é papel do professor a tarefa de incentivar o hábito da leitura, que vai desde a leitura do mundo à leitura de textos escritos, proporcionando a formação do aluno leitor e sobretudo do aluno crítico.
As atividades que estarão acontecendo durante a semana serão: leituras de textos na rádio escola, recreio cultural com jornais e revistas, jogos pedagógicos e Projeto X-9 da Leitura: Leve e Traga Cultura! disponível para empréstimo de obras em diversos ambientes.
Nos dias 13/10 (período Noturno) e 14/10 (Matutino e Vespertino) acontecem apresentações teatrais de obras literárias, jogral, declamações de cantigas, recitação de poesias e apresentação de músicas,  representando as diversas escolas literárias (Trovadorismo, Humanismo,  Classicismo, Literatura de Informação, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo Pré-Modernismo e 2ª Geração Modernista) observando assim promover a apresentação das diversas linhas literárias e permitir um entendimento da diversidade textual existente, possibilitando oportunidades diversas para o ser humano, levando a reflexões, além de trabalhar com o imaginário, com as emoções e com o prazer.
Sabemos que nossas escolas tem sido cada vez mais espaços privilegiados de aquisição e ampliação do conhecimento, por isso a unidade escolar tem permitido aos alunos usufruírem de bons livros e textos, para que possam a partir da leitura retirar informações que serão pensadas e transformadas em novos conhecimentos. Acredita-se que são vários os caminhos que podem levar nossos jovens a apreciação e consequentemente a apropriação da leitura e transformando sua escrita.








Organização do Texto: Welder Bindaco (Agente de Suporte Educacional)
Colaboração: Professoras de Língua Portuguesa (Alessandra, Bernardete, Celídia, Juliana, Marcela e Soeli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário