A
premiação do Prêmio SEDU: Boas Práticas da Educação ocorrerá no dia 09/12/2015
em Vitória-ES, onde serão conhecidos os vencedores. O projeto MONITORIA COLABORATIVA: GARANTIA DE MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR da Escola Bananal
concorre na categoria BOAS PRÁTICAS DO PEDAGOGO e no Tema: O PEDAGOGO
E A AVALIAÇÃO NA ESCOLA.
O
projeto surgiu tendo em vista as dificuldades dos alunos em assimilar os
conteúdos das disciplinas das ciências da natureza e matemática, a equipe
pedagógica da EEEFM Bananal, direcionou suas ações para um trabalho de
monitoria, que pode ser compreendido como uma atividade de apoio ao processo de
ensino-aprendizagem de todos os alunos. Seu objetivo é desenvolver grupos de
estudos com alunos de rendimentos mais satisfatórios, no intuito de melhorar o
desempenho dos demais. Para tanto se pretende utilizar uma metodologia em que
através de atividades realizadas concomitantemente com o trabalho do professor
em sala de aula os alunos monitores/colaboradores terão uma participação colaborativa no processo de ensino-aprendizagem de
seus colegas.
A
prática da Monitoria no contexto educativo se define como processo pelo qual
alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem. Este projeto
justifica-se no baixo desempenho dos alunos nas áreas de Ciências da Natureza e
Matemática, acarretando em elevados índices de evasão bem como reprovação.
Nesse sentido, o papel do aluno/monitor surge para auxiliar seus colegas nas
dificuldades identificadas, possibilitando um melhor desempenho e
consequentemente, rendimento, nas disciplinas de Física, Matemática e Química.
Nessa
perspectiva os envolvidos diretamente com este trabalho acreditam que a escola
se transforma em um espaço de cooperação em que os educandos do Ensino Médio
colaboram como o trabalho pedagógico para compartilhar saberes das disciplinas
de Física, Matemática e Química com os colegas. Não como um espaço em que o
aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está
indissociavelmente ligado ao aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário