Com foco na melhoria do
desempenho educacional dos estudantes da rede pública capixaba, foi
realizado, nesta quarta-feira (28), o Seminário Estadual de Gestão Escolar
para Resultados de Aprendizagem. Especialistas debateram o tema gestão
escolar e compartilharam experiências com cerca de 250 agentes públicos da
política educacional capixaba dentre diretores de escolas, supervisores,
superintendentes regionais e equipe técnica do governo estadual.
O seminário faz parte do
processo formativo dos gestores das escolas participantes do Projeto Jovem
de Futuro implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em
parceria com o Instituto Unibanco, que iniciou neste ano os trabalhos em
151 escolas, beneficiando mais de 72 mil estudantes do Ensino Médio. Ao
longo de quatro anos toda a rede pública de Ensino Médio do Estado será
contemplada.
O secretário do Estado da
Educação, Haroldo Rocha, abriu o evento falando sobre a importância do
projeto. “Planejamento, objetivos claros, metas e organização, são essenciais
para que o resultado seja a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Estamos aqui para alinhar e propor estratégias para que os estudantes
aprendam cada vez mais e melhor. Precisamos motivá-los, eles precisam ter
sonhos e projetos de vida, para que possam querer aprender. Com o Jovem de
Futuro, que tem uma metodologia construída, os diretores passarão a serem
líderes, onde trabalhando todos os dias, com método, vamos alcançar o
objetivo principal, que é a melhoria da aprendizagem”, destacou.
O Seminário tem por objetivo promover uma discussão sobre o papel da gestão
escolar para a melhoria da qualidade da educação pública.
O superintendente executivo
do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falou sobre Gestão Escolar para
resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade e destacou a
importância de hierarquizar processos para tornar a aprendizagem dos
estudantes mais potente. "Uma boa gestão implica em qualidade da
educação. É preciso um olhar de gestão escolar voltado para melhorar os
resultados de aprendizagem dos estudantes. Para isso, é importante
construir métodos, incorporar modos de trabalho no cotidiano da escola que
operem a serviço do pedagógico", disse.
Promovendo um debate sobre o
papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública
duas especialistas compartilharam as experiências vivenciadas em outros
estados.
A assessora especial da
Subsecretaria de infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Estado da
Educação do Rio de Janeiro, Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna e a
coordenadora de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Secretaria
de Estado da Educação do Ceará, Maria Elizabete de Araújo, mostraram
experiências estaduais de gestão escolar com resultados de aprendizagem.
Para a diretora Adriana Bonatto Merlo, da Escola Estadual Antônio dos
Santos Neves, de Boa Esperança, “a equipe escolar recebeu bem o programa e
a sua metodologia. Estamos muito confiantes na melhoria dos resultados. O
encontro está sendo motivador para a concretização das ações pensadas pela
equipe para garantir a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, contou.
“O Jovem de Futuro nos permite ter foco e objetivo para melhorar o trabalho
do gestor e da escola. Teremos bons resultados com o envolvimento dos
alunos, vamos mudar e melhorar a aprendizagem dos estudantes capixabas. A
metodologia é muito positiva e as capacitações estão nos mostrando que cada
vez mais somos capazes”, destacou o diretor Vilmar de Brito da Escola
Estadual Monsenhor Miguel Sanctes, de Guaçuí.
À tarde, o professor
Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e
coordenador acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São
Paulo, fez uma palestra sobre a autonomia da escola.
Durante o evento também foram
apresentados os diagnósticos da situação encontrada nas escolas da rede
estadual, que estão participando do Programa, onde aparecem as dificuldades
da gestão escolar.
A programação foi encerrada
com uma atividade em grupos de trabalho, na qual os participantes aprofundaram
a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre gestão escolar.
Jovem de Futuro
O programa Jovem de Futuro
utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR).
O projeto apresenta para os
gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais
eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho
com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão
focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um
importante instrumento para a materialização do planejamento participativo
na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso
fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados
esperados.
O programa é realizado pela Sedu com apoio do Instituto Unibanco, que é uma
das instituições responsáveis pelo investimento social privado do
conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a
melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário