sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Escola Bananal realiza Festival de Leitura

A Escola Bananal realizou com organização das professoras de Língua Portuguesa (Alessanda, Marcela, Soeli, Penha e Irenilda) e a professora de Língua Espanhola (Glauciane) seu Festival de Leitura nos dias 14/10 (Matutino) e 28/10 (Vespertino e Noturno).
O Festival de Leitura da EEEFM BANANAL contou com várias apresentações culturais. A abertura do turno Vespertino foi desenvolvida com uma belíssima apresentação de músicas nordestinas que criaram um clima típico para as nossas apresentações realizadas pelos alunos dos primeiros anos sobre a nossa literatura de Cordel.
Os cordéis foram produzidos pelos nossos alunos em nossas aulas de literatura e redação. Os temas eram relacionados aos 50 anos da nossa escola. Houve também recitais de poemas e quadrinhas sobre temas diversos.
Essas produções serão editadas em um livro que já fora encaminhado à gráfica e terá seu lançamento em breve.
Além disso,  houve a simulação de um jornal de notícias realizado pelos alunos do segundo ano. Esses alunos editarão vários fatos em uma revista que também já fora encaminhada à gráfica. Os gêneros jornalísticos foram estudados por eles ao longo do ano.
Os terceiros anos encenaram a maravilhosa peças de Dias Gomes, O Bem Amado caracterizando a nossa literatura contemporânea. O evento foi finalizado com um sorteio de um livro e uma linda dança que caracterizou a linguagem espanhola Bailando de Henrique Iglesias 

Todos os alunos e funcionários se envolveram, foi um dia muito prazeroso que ampliou nossos conhecimentos literários e favoreceu a difusão de nossa história.

Seminário reúne gestores de escolas estaduais e debate gestão escolar voltada para melhoria do aprendizado

Com foco na melhoria do desempenho educacional dos estudantes da rede pública capixaba, foi realizado, nesta quarta-feira (28), o Seminário Estadual de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem. Especialistas debateram o tema gestão escolar e compartilharam experiências com cerca de 250 agentes públicos da política educacional capixaba dentre diretores de escolas, supervisores, superintendentes regionais e equipe técnica do governo estadual.
O seminário faz parte do processo formativo dos gestores das escolas participantes do Projeto Jovem de Futuro implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Instituto Unibanco, que iniciou neste ano os trabalhos em 151 escolas, beneficiando mais de 72 mil estudantes do Ensino Médio. Ao longo de quatro anos toda a rede pública de Ensino Médio do Estado será contemplada.
O secretário do Estado da Educação, Haroldo Rocha, abriu o evento falando sobre a importância do projeto. “Planejamento, objetivos claros, metas e organização, são essenciais para que o resultado seja a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Estamos aqui para alinhar e propor estratégias para que os estudantes aprendam cada vez mais e melhor. Precisamos motivá-los, eles precisam ter sonhos e projetos de vida, para que possam querer aprender. Com o Jovem de Futuro, que tem uma metodologia construída, os diretores passarão a serem líderes, onde trabalhando todos os dias, com método, vamos alcançar o objetivo principal, que é a melhoria da aprendizagem”, destacou.
O Seminário tem por objetivo promover uma discussão sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública.
O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falou sobre Gestão Escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade e destacou a importância de hierarquizar processos para tornar a aprendizagem dos estudantes mais potente. "Uma boa gestão implica em qualidade da educação. É preciso um olhar de gestão escolar voltado para melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes. Para isso, é importante construir métodos, incorporar modos de trabalho no cotidiano da escola que operem a serviço do pedagógico", disse.
Promovendo um debate sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública duas especialistas compartilharam as experiências vivenciadas em outros estados.
A assessora especial da Subsecretaria de infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro, Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna e a coordenadora de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do Ceará, Maria Elizabete de Araújo, mostraram experiências estaduais de gestão escolar com resultados de aprendizagem.
Para a diretora Adriana Bonatto Merlo, da Escola Estadual Antônio dos Santos Neves, de Boa Esperança, “a equipe escolar recebeu bem o programa e a sua metodologia. Estamos muito confiantes na melhoria dos resultados. O encontro está sendo motivador para a concretização das ações pensadas pela equipe para garantir a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, contou.
“O Jovem de Futuro nos permite ter foco e objetivo para melhorar o trabalho do gestor e da escola. Teremos bons resultados com o envolvimento dos alunos, vamos mudar e melhorar a aprendizagem dos estudantes capixabas. A metodologia é muito positiva e as capacitações estão nos mostrando que cada vez mais somos capazes”, destacou o diretor Vilmar de Brito da Escola Estadual Monsenhor Miguel Sanctes, de Guaçuí.
À tarde, o professor Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e coordenador acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, fez uma palestra sobre a autonomia da escola. 
Durante o evento também foram apresentados os diagnósticos da situação encontrada nas escolas da rede estadual, que estão participando do Programa, onde aparecem as dificuldades da gestão escolar.
A programação foi encerrada com uma atividade em grupos de trabalho, na qual os participantes aprofundaram a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre gestão escolar.

Jovem de Futuro
O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR).
O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.
O programa é realizado pela Sedu com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

Diretores da rede estadual se reúnem para debater metas e avanços da Educação

Aproximadamente 450 diretores estiveram reunidos, nesta quinta-feira (29), para fortalecer, ampliar e compartilhar metas e avanços da Educação capixaba. Eles estão participando do XII Encontro de Diretores das Escolas Públicas Estaduais, em Aracruz.
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, abriu o evento falando sobre as ações realizadas neste ano. “Estamos aqui para pensarmos juntos e propor ações e estratégias para que possamos avançar ainda mais. Precisamos exercitar a liderança para cumprir metas, seguir todos em uma mesma direção. Esse momento de interação é muito importante para que nós possamos alcançar os nossos objetivos”, ressaltou. Na oportunidade, o secretário também falou sobre os principais programas que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), como o Escola Viva e Jovem de Futuro.
Um grupo de alunos, estudantes da Escola Viva São Pedro, estiveram no evento para contar um pouco mais sobre o que estão vivenciando na primeira escola de turno único do Estado. Eles falaram sobre a experiência de estudar em tempo integral e qual é o diferencial da escola. “Fazemos questão de mostrar para as pessoas como é nossa escola e como ela funciona. Lá, somos protagonistas dos nossos sonhos e sabemos que podemos realizá-lo”, contou a estudante Letícia Benincá.
Na oportunidade, os subsecretários da Sedu Eduardo Malini, Carlos Eduardo Zucoloto e Maria José Angeli de Paula também apresentaram as ações das suas respectivas áreas. 
E nem só o tema Educação esteve em pauta durante o encontro. O subsecretário de Gestão e Inovação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sylvio Machado, também marcou presença no evento falando sobre o Programa Vida Saudável, cujo objetivo é incentivar a população a mudar seu estilo de vida em benefício da própria saúde, evitando diabetes, hipertensão, obesidade, problemas cardíacos e diversas outras enfermidades. Além disso, a participação do coral da Sedu “Viva Você” também animou o encontro.
Para a diretora Rita Pelisson, da Escola Estadual Leogildo Severiano de Souza, de Brejetuba, “o encontro está sendo muito produtivo e esclarecedor. É muito importante essa interação entre a Sedu e as escolas”.
“Esses encontros são uma ótima oportunidade para aprofundarmos questões relacionadas a gestão escolar, estou gostando muito”, disse a diretora Carolina de Castro Barbosa de Freitas, da Escola Estadual Mário Gurgel, de Vila Velha.
À tarde, os diretores participaram de uma roda de conversa sobre Educação para a saúde emocional e debateram ações para encerramento do ano letivo de 2015 e para o inicio de 2016.

sábado, 24 de outubro de 2015

Pronatec abrirá inscrições para 1.555 vagas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ampliou a oferta de vagas na educação profissional. Serão abertas 1.555 vagas para cursos técnicos no Espírito Santo. O edital foi publicado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, e as inscrições serão abertas a partir de segunda-feira (26).
Serão abertas vagas para os cursos técnicos em: Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Informática, Mecânica, Eletrotécnica, Redes de Computadores, Automação Industrial, Alimentos, Móveis, Vestuário, Logística, Desenho de Construção Civil e Informática para Internet. Os cursos serão ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nos municípios de Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Aracruz, Colatina, Serra, Vitória, Vila Velha e Viana.
Poderão se inscrever, a partir de segunda-feira (26), os estudantes da 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio da rede pública estadual ou de instituições privadas, na condição de bolsista integral.
Para concorrer a uma vaga, os candidatos deverão acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – www.educacao.es.gov.br – no banner Pronatec. No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do CPF e ter em mãos o registro de matrícula, que deve ser obtido na escola em que está regularmente matriculado, no caso de alunos da rede estadual.

O processo seletivo será realizado por meio da pontuação da média anual das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2014. Todas as informações sobre as vagas, cursos e datas estão disponíveis no edital.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

Pesquisa de Controle de Qualidade do Censo Escolar 2015 acontece até 04 de novembro

A Pesquisa de Controle de Qualidade, responsável por monitorar o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica 2015, inicia nessa segunda-feira (26). Técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) verificam, até 04 de novembro, as informações declaradas pelas 72 escolas selecionadas das redes estadual e municipal, referentes a matriculas e infraestrutura.
A visita às unidades de ensino é realizada após o primeiro levantamento do censo escolar durante o período de retificação dos dados. Este é um meio de detectar falha nas informações prestadas durante a coleta de dados, além de ter o propósito de alertar sobre possíveis incoerências encontradas e orientar no preenchimento dos dados no Sistema Educacenso.
Os técnicos realizam três atividades básicas: a análise da documentação oficial das escolas, para conhecer o processo de registro; armazenamento e resgate de informações escolares; levantamento da qualificação e das dificuldades enfrentadas pelas pessoas encarregadas pelo registro; armazenamento e resgate das informações e comparação com as existentes nas fichas de matriculas e diários de classes com aquelas declaradas no Censo Escolar de 2015.

Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal levantamento de coleta de informações da Educação Básica, que abrange as diferentes etapas e modalidades: ensino Regular (Educação Infantil, e Ensino Fundamental e Médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de coletar dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, turmas e movimento e rendimento.
As informações contidas no Censo são utilizadas para traçar um panorama nacional e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os dados do censo sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos estudantes baseiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no país.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Novo Bispo da Diocese de São Mateus foi aluno da Escola Bananal



Nas comemorações dos 50 anos da Escola Bananal, recebemos nesta manhã a notícia que o até então Padre Paulo Bosi Dal’Bó é o novo Bispo da Diocese de São Mateus. É uma grande alegria saber que o novo Bispo passou pela nossa Unidade Escolar. Que Deus possa iluminar os passos nessa nova tarefa.
A ordenação episcopal acontece no dia 12 de dezembro, às 17 horas, no ginásio da Arca, em Aracruz. E sua posse canônica será no dia 26 de dezembro, às 17 horas, na Catedral de São Mateus

A nomeação
O vigário geral da Diocese de Colatina e pároco da paróquia de Itaguaçu, padre Paulo Bosi Dal´Bó, foi nomeado, nesta quarta-feira (21/10), pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de São Mateus (ES).
Após o anúncio ser publicado no site do Vaticano, o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, reuniu o conselho presbiteral e os colaboradores da Mitra Diocesana para dar a notícia. Padre Paulo estava presente e, emocionado, recebeu o carinho de todos. É a primeira vez na história dos 25 anos da Diocese de Colatina que um membro do clero é nomeado bispo.
Em sua fala, padre Paulo, que é compositor e escritor, leu a letra da canção “Que palavra é essa?”, de sua autoria, para expressar o momento por que está passando. “Palavra faz o coração falar, palavra faz o coração sentir, palavra impossível de esconder, enganar, negar e não ouvir”, declamou.
Biografia
Padre Paulo Bosi Dal’Bó é filho de Dionísio Dal’Bó e Iolanda Claris Bosi Dal’Bó. É o nono filho de 16 irmãos. Nasceu no dia 27 de agosto 1962, em Rio Bananal (ES). A iniciação cristã foi realizada na Comunidade de São Paulo, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Rio Bananal, que pertence à Diocese de Colatina (ES).
Formação Acadêmica
  • 1984 a 1988: Cursou o Ensino fundamental e Médio na Escola Estadual de Rio Bananal (EEEFM Bananal)
  • 1989 a 1992: Graduou-se em Ciências Contábeis, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares (FACCL)
  • Março de 1992 a Novembro de 1993: formou-se também em Capacitação Pedagógica com Especialização em Psicologia da Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com extensão em Linhares
  • 1994 a 1999: Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV);
  • 1998 a 1999: Fez Pós-Graduação em Comunicação Social – CEPAC (SP)
  • 2005 a 2007: Especializou-se em Psicologia do Desenvolvimento – Centro Pastoral Santa Sé (SP), promovido pela OSIB
Ministérios
  • Foi admitido como candidato às Ordens Sacras no dia 14 de setembro de 1997, na Paróquia Imaculada Conceição (Coqueiral), por Dom Geraldo Lyrio Rocha
  • Foi instituído ao Ministério do Leitorado no dia 19 de junho de 1998 e ao Ministério do Acolitato no dia 21 de fevereiro de 1999, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Colatina), por Dom Geraldo Lyrio Rocha
  • Foi ordenado Diácono no dia 5 de dezembro de 1999, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Colatina), por Dom Geraldo Lyrio Rocha
  • Sua Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 10 de junho de 2000, na Comunidade São Paulo, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Rio Bananal), celebrada por Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Atividades Pastorais
Exerceu as seguintes funções na Diocese de Colatina e em âmbito nacional:
  • Formador da Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres (Curso Propedêutico) de 23 de fevereiro de 2000 a janeiro de 2006
  • Vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Marilândia) de 10 de junho de 2000 a janeiro de 2001
  • Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Marilândia) de 26 de janeiro de 2001 a janeiro de 2004
  • Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Colatina) de 8 de fevereiro de 2004 a dezembro de 2005
  • Reitor do Seminário Diocesano “Maria, Mãe da Igreja” de 2 de janeiro de 2006 a janeiro de 2010
  • Pároco da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Itaguaçu) desde 31 de janeiro de 2010
  • Representante dos Presbíteros de dezembro de 2012 a junho de 2015
  • Membro da Pastoral Presbiteral de dezembro de 2012 a junho de 2015
  • Membro do Conselho Presbiteral em 2015
  • Membro do Colégio dos Consultores em 2015
  • Vigário Geral desde 1° de junho de 2015
  • Outubro de 2003 a janeiro de 2008, atuou como membro (tesoureiro) da diretoria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste II
  • De janeiro de 2004 a janeiro de 2008, atuou como membro da diretoria nacional da OSIB
  • 28 de janeiro de 2008 a 20 de janeiro de 2012 atuou como Presidente Nacional da OSIB e membro do Conselho Episcopal e Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Outras funções
  • Antes de ingressar no Seminário, padre Paulo trabalhou no campo como produtor rural; trabalhou também em algumas empresas nos setores administrativo, financeiro e como professor nas redes municipais e estaduais de ensino fundamental e médio;
  • Pe. Paulo é compositor e escritor. Em suas obras destacam-se o livro “Estar de bem com a vida” – Editora Flor & Cultura, Três CDs: Cantando com o jovem, Meu Profeta, Vida, Sonhos e Canções, e muitas outras composições a serviço da Igreja (todas de sua autoria).

Com informações de: www.diocesedecolatina.org.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Escola Bananal: Aniversariantes de Outubro



Usando Geraldo Eustáquio de Souza que nos diz:
Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma epoca da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos.
Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa..
E assim parabenizamos os aniversariantes de Outubro, funcionários da EEEFM Bananal:

Cartão de confirmação tem o acesso de 40% dos inscritos



O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 que buscaram o acesso ao cartão de confirmação chegou a 3.103.736 (40%) na manhã desta quarta-feira, 7. Proporcionalmente, o Nordeste é a região com o maior número de acessos — dos 2.487.919 inscritos na referida região, 1.101.879 (44,2%) já sabem o local de prova.
No Sudeste, região com maior número total de participantes, dos 2.820.487 inscritos, 1.126.141 (39,9%) conferiram o cartão. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste, com 262.457 (37,3%) acessos para 703.665 participantes, e Sul, 341.367 (37,1%) para 917.879. Na região Norte, 271.892 (33,3%), de um total de 816.288.
Nesta edição do exame, os cartões estão disponíveis exclusivamente pela internet. O cartão apresenta os dados do participante — nome, CPF, número de inscrição, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (se houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), além de data, hora e local de realização das provas.
Os inscritos no exame deste ano têm acesso ao cartão de confirmação na Página do Participante. É necessário informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na mesma página. Basta informar o CPF e a data de nascimento. Uma nova senha será encaminhada por e-mail ou mensagem no telefone celular (SMS).

Fonte: www.mec.gov.br