quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Nossa Mensagem: Feliz 2016!!!!

Ao chegarmos ao fim de ano, começamos o planejamento do próximo na esperança de vivenciarmos muitas alegrias e realizações. A EEEFM Bananal, através de um pequeno texto reflexivo, deseja a todos os alunos funcionários, pais e comunidade ribanense em geral, um ano de 2016 cheio de vitórias com muita saúde e paz.

Mais um ano se encerra, mais um ciclo se fecha, e mais uma vez é hora de reacender as chamas da vida. É hora de agradecer a Deus por tudo que nos aconteceu neste ano único em nossa vida. É hora de repensar as nossas atitudes, o modo como vivemos e mudar aquilo que precisa ser mudado.
O tempo é o que de mais valioso temos, e é preciso aproveitá-lo. O tempo é a nossa vida. E cada ano que se passa é um ano que não volta atrás. Não deixe os seus anos passarem em brancas nuvens. 
Aproveite as boas energias do fim do ano e o espírito de amor do Natal e se reconcilie com você. Perdoe-se por tudo aquilo que você julga ter feito mal, deixe todos os erros no passado. Destes erros, Deus saberá cuidar. Mas planeje o seu futuro. Siga as palavras de Deus para traçar o seu caminho, tenha uma vida feliz, uma vida de paz, uma vida de amor.
A vida é todos os dias. Neste Ano Novo, tenha dias felizes, tenha um ano feliz.
Que Deus lhe abençoe e proteja!




Escola Bananal: Agradecimentos a Maria Rosilei

Nesta oportunidade, agradecemos o empenho e dedicação da servidora pública Maria Rosilei Barbosa Anholeti que direcionou os trabalhos da Escola Bananal no período de 23/03/2011 a 23/12/2015. 
Um ciclo se fecha e essa passagem como diretora da Escola foi marcante, guiada por sua determinação promoveu a educação para a cidadania como princípio básico em sua gestão. 
Queremos dizer que: sempre há um amanhã e a vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos as coisas bem, e temos que aproveitar cada oportunidade, por isso sabemos que você precisa mudar, ficaremos torcendo pelo seu sucesso de hoje e sempre. Que você, Lelei, faça mais histórias maravilhosas e intensas como foi essa de sua passagem na direção da EEEFM Bananal.
Em 2016, Rosilei retorna aos trabalhos como professora da disciplina de Geografia. 


Escola Bananal manterá funcionamento no período de férias escolares

A EEEFM Bananal informa a todos que a partir de 04 de Janeiro de 2016 manterá o seu atendimento, através da Secretaria Escolar das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Informa também as datas e atividades que acontecerão nesse período:
- 04 a 29/01/2016: Organização de Documentos relativos ao ano letivo de 2015 e preparação para o ano letivo de 2016;
- 22 a 26/01: Pré Matrículas vagas remanescentes da Chamada Pública Escolar:
- 25/01/2016 às 13h: Avaliação dos Estudos Especiais de Recuperação/2015;
- De 01 a 05/02: Matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- De 03 a 12/02: Período de Planejamento Pedagógico e Formação dos Profissionais do Magistério;
- 15/02/2016: Início das Aulas.

Boas férias a todos os alunos, funcionários de apoio, professores, coordenadores e pedagogos.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Escola Bananal divulga funcionamento da Secretaria durante as férias de Janeiro

A Escola Bananal informa como serão realizados os atendimento relacionados à Secretaria da Escola, durante o período de férias escolares.
Estarão realizando os atendimentos os Agentes: Douglas Batista Figueiredo, Suerllen Gomes Garcia Bronholi e Welder Bindaco, os ASEs: Elisa Ferreira dos Santos e Patrícia Chagas.
A escola informa os telefones de contato: (27) 3265-1921/1078 e 99903-3400.


Escola Bananal: Desejos de Boas Festas


sábado, 19 de dezembro de 2015

SRE Linhares realiza seminário sobre práticas exitosas

A Superintendência Regional de Educação (SRE) Linhares realizou o II Seminário da Gestão Escolar com o tema “Práticas Exitosas – Compartilhar para Crescer”. O tema escolhido teve o propósito de valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e desenvolvidas pelas escolas da rede estadual, além de apresentar os projetos finalistas inscritos no Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação. 
A ação possibilitou que os projetos desenvolvidos nas escolas e o resultado alcançado fossem vistos num âmbito maior, ganhando visibilidade, difundindo as ideias e promovendo a troca de experiências entre os profissionais envolvidos no processo educativo.
Segundo a superintendente Maria da Penha Valani Giuriato, o objetivo do encontro foi valorizar os trabalhos. “As experiências apontaram a multiplicidade do cenário educacional, com ações e iniciativas que sugerem mudanças significativas, seja na gestão administrativa, no trabalho pedagógico ou no cotidiano da sala de aula. São essas boas práticas que a SRE Linhares tem o compromisso de disseminar, na expectativa de que tais exemplos impulsionem a prática educativa e contribuam para qualificar o trabalho ora desenvolvido”, disse Penha.
O início do seminário contou com a apresentação da orquestra Sonare, que emocionou os presentes. “Há muito queria viver um momento como esse seminário. Todos mostraram seus trabalhos, sem egoísmo, buscando compartilhar o que tem de melhor na escola. Parabenizo a equipe da SRE Linhares por tanto empenho, organização, atenção e carinho por nossos trabalhos. O seminário deixou em cada escola a vontade de participar do próximo Prêmio Sedu”, disse Alice Sarcinelli, diretora da Escola João Neiva.
Além das apresentações dos trabalhos e práticas, o encontro contou com duas palestras. Uma ministrada pela técnica Carmem Lúcia Prata, com o tema “Metodologias Inovadoras na Educação” e “Oportunidades para Vencer”, com Julim Soares.
“Considerei de total relevância a abordagem, pois nos possibilitou conhecer e valorizar as experiências exitosas das escolas, bem como conhecer os projetos finalistas da nona edição do Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação. Os relatos apresentados foram riquíssimos e fundamentais para o aprimoramento das nossas ações na apresentação de projetos nas próximas edições do prêmio, com foco na aprendizagem dos nossos educandos”, disse Luizmar Grasse, diretor da Escola Manoel Salustiano de Souza.

EEEFM Bananal
A Escola Bananal participou do Seminário com a apresentação dos projetos finalistas na 9ª Edição do Prêmio Boas Práticas SEDU:
- Categoria: Boas Práticas do Professor/ Tema: Contemporâneos/ Projeto: Ideias Sustentáveis: Semeando Conhecimento, produzindo Sustentabilidade/ Autor Principal: Catiene de Oliveira Domingues Costa
- Categoria: Boas Práticas do Pedagogo/ Tema: O Pedagogo e a Avaliação na Escola/ Projeto: Monitoria Colaborativa: Garantia de Melhor Desempenho Escolar/ Autor Principal: Luciano Bazoni Vaneli.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

Chamada Pública Escolar: período para efetivação das matrículas começa na segunda-feira (21)

O resultado da pré-matrícula e da transferência interna foi divulgado nesta sexta-feira (18). Acesse http://migre.me/ss298 e consulte o resultado por meio do nome e data de nascimento do estudante. A partir de segunda-feira (21), tem início o período de efetivação das matrículas dos estudantes. Para a efetivação, o pai/responsável ou o próprio estudante, se for maior de idade, deverá se dirigir até a secretaria da escola estadual, na qual foi contemplado, para efetivar a matrícula.
“Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar, para efetivar a matrícula, não terá a garantia de vaga do estudante”, explica o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
A distribuição das vagas seguiram os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.
O processo de matrícula, conhecido como Chamada Pública Escolar, tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas que oferecem o Ensino Fundamental e Médio e a sua permanência no processo de escolarização. 

Efetivação da matrícula com a participação das famílias

Período: de 21 a 30 de dezembro 
Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar para efetivar a matrícula, não terá a garantia de vaga do aluno.
Para efetivação da matricula, é necessário que o nome do aluno conste na relação publicada no site da Sedu www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016. Os pais/responsáveis ou o aluno, se maior de idade, deverão apresentar cópias dos documentos relacionados abaixo:

- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;
- Comprovante de residência original por meio do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que comprovem;
- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos; 
- Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.
- RG e/ou CPF, caso o aluno possua;

A novidade deste ano é que será necessária a apresentação da fatura de energia para identificar as coordenadas geográficas dos locais de residência dos alunos. O objetivo é melhorar a distribuição das vagas e otimizar o uso do transporte escolar que passará a ter um sistema georreferenciado.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Escola Bananal realiza cerimônia de conclusão do Ensino Médio




No último sábado (12/12) a Escola Bananal realizou a cerimônia de conclusão do Ensino Médio com a presença dos alunos das 05 turmas do Ensino Regular e 01 turma da Educação de Jovens e Adultos.
Foi realizado um momento de ação de graças e o momento cívico com execução do Hino Nacional, discursos de representantes das turmas e discursos dos professores escolhidos como paraninfos.
Na oportunidade a professora Marcela Gerlin Vaneli Paneto realizou a leitura da crônica “Terceiros Anos” de sua autoria, a qual segue abaixo:

Terceiros anos
O tempo nos escorre pelas mãos. É chegada a hora do descanso e para quem se forma, hora de pensar em tudo o que se deixa para trás.
Educar é uma tarefa árdua. Ao longo dos anos em convivência com um grupo de pessoas vamos adquirindo laços. Laços que hoje irão se romper.
Muitos concludentes não sabem que caminho trilhar. São múltiplas e desconhecidas portas que se abrem para uma nova etapa. É difícil decidir.
O que se sabe hoje é a saudade que ficará em nossas memórias. Os apelidos dos colegas que se tornarão quem sabe, doutores, pais, mães ou autoridades. Intimidades que ficarão soltas no tempo, nesse tempo que aqui se encerra.
Talvez um dia no coração de alguns haverá ecos dessa saudade que hoje dói, mas a oportunidade de expressá-la não sabemos se vai existir.
Assim também ocorre com os educadores. É difícil desapegar-se, desamarrar os laços, iniciar o próximo período letivo em meio aos ecos da saudade e muitas vezes dizermos:
“_ Eu tive um aluno...”, “-Naquele tempo...” ou “_Aquela turma...”
Lembrar-se saudosamente dos alunos que por aqui passaram, dos bons e dos maus momentos compartilhados.
Mas a vida se renova e ela nos reserva muitas surpresas, aos poucos todos vão construindo outros laços com outros colegas, professores, com o patrão, com a empresa.
É necessário desapegar-se, porém não é preciso destruir a essência de todo esse apego, a amizade. Essa precisamos cultivar para sempre. E que seja assim conosco!
Marcela Gerlin Vaneli Paneto,
Sucesso a todos!








quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Base Curricular já recebeu mais de 6 milhões de contribuições, que ainda podem ser feitas

A consulta pública da proposta de Base Nacional Comum Curricular, realizada pelo Ministério da Educação, já recebeu mais de 6 milhões de contribuições até esta quinta-feira, 10. Escolas públicas e privadas, professores, organizações da sociedade civil e cidadãos têm prazo até 15 de março para enviar suas contribuições.
A Base Nacional Comum Curricular é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. Em setembro, o Ministério da Educação apresentou a proposta preliminar que vem sendo discutida por meio de sistema virtual, permitindo a participação da comunidade escolar e da sociedade civil, que podem dar contribuições ao texto.
O portal é uma ferramenta para a construção democrática da Base Nacional Comum Curricular, com ampla consulta à sociedade. As contribuições podem ser individuais ou coletivas, sejam originárias das redes de ensino ou de movimentos e organizações da sociedade civil. Também podem ter caráter geral ou tratar pontualmente de cada tema.
Até esta quinta-feira, 10, mais de 29.000 escolas e 170 mil indivíduos, dos quais 148 mil são professores, já se cadastraram para colaborar. O Ministério da Educação vai começar a análise das colaborações na próxima terça-feira, 15.
A segunda versão da proposta de Base Nacional Comum Curricular, a ser apresentada em abril, será avaliada por um grupo de leitores críticos de diversas áreas do conhecimento e também será discutida em seminários realizados pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Dia da Base – No dia 2 de dezembro, o Ministério da Educação realizou, em todo o país, o Dia Nacional da Base, para incentivar o debate sobre a Base Comum. Na última semana, mais de 10 mil unidades de ensino se cadastraram no Portal da Base. Escolas públicas e privadas são convidadas a discutir a proposta e enviar suas colaborações.
Equidade – A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem aprender em sua trajetória na educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio.
A Base busca promover equidade na formação dos alunos e servirá de norte para os professores em sala de aula.
Para participar da apresentação de propostas, basta fazer um cadastramento simples no portal. Para cadastros individuais, professores e estudantes devem preencher dados como nome, CPF, cidade e estado. Para os de redes de ensino e organizações da sociedade, além dos dados das instituições, é necessário indicar um responsável.
Conheça o portal da Base Nacional Comum Curricular

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Projetos vencedores do Inoves serão conhecidos nessa quinta (03)

A Escola Bananal está com 02 projetos Semifinalistas na Edição 2015 do INOVES, são eles: Valorização do Cafeicultor de Rio Bananal e X-9 da Leitura: Leve e Traga Cultura!
A cerimônia que marca o reconhecimento e a premiação dos trabalhos vencedores do Prêmio Inoves será realizada nessa quinta-feira (03), às 16 horas, no Centro de Convenções de Vitória. O evento também será uma oportunidade de conhecer os projetos que receberão menção especial de destaque em diferentes modalidades.
Neste ciclo, foram inscritas 279 iniciativas, sendo que 142 estão na semifinal e concorrem ao prêmio nas seguintes categorias: Atendimento ao Cidadão; Práticas Transformadoras; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
“Ao todo, serão anunciados três projetos finalistas e um vencedor em cada uma das oito categorias do prêmio. Estão na disputa trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado”, destaca o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.
Os grupos dos projetos vencedores serão premiados com equipamentos de informática. Além disso, ganharão troféus e terão suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves, que possui circulação nacional e em alguns países.

Com informações do www.inoves.es.gov.br


Escola Bananal: Aniversariantes de Dezembro

Usando Geraldo Eustáquio de Souza que nos diz:
Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos.
Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa..

E assim parabenizamos os aniversariantes de Dezembro, funcionários da EEEFM Bananal.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Concurso Público: inscrições abertas para 1.178 vagas para professor



A partir das 10 horas da sexta-feira (27) estão abertas as inscrições do concurso público para o preenchimento de 1.178 vagas para professor. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br.
“Realizar um concurso na Educação é uma tarefa trabalhosa, mas muito importante para melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual. O objetivo é que seja feito, anualmente, concurso para professores. Queremos fazer quatro concursos nessa gestão, para acelerar a recomposição do quadro efetivo estadual, atraindo os melhores profissionais para a rede”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Inscrições
As inscrições estarão abertas das 10 horas do dia 27 de novembro até às 14 horas do dia 14 de dezembro. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, preencher o formulário e o questionário socioeducativo e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, até a data limite de 14 de dezembro, conforme estabelecido no edital.
A partir de 04 de dezembro, o candidato poderá conferir no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas se os dados da inscrição efetuada foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago.
Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto nos casos previstos pela Lei Estadual nº 9.652, de 29 de abril de 2011, alterada pela Lei 10.410/2015, em que o candidato estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, e for membro de família de baixa renda, nos termos da regulamentação do Governo Federal para o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O requerimento de isenção do pagamento será feito via Internet, no site www.concursosfcc.com.br, no período das 10 horas do dia 27 de novembro às 14 horas do dia 30 de novembro. Todos os detalhes estão disponíveis no edital.

Seleção
O concurso terá três etapas de caráter classificatório e eliminatório: provas objetivas, de Conhecimentos Básicos e Específicos; prova discursiva e prova de títulos. As provas objetivas serão realizadas no dia 31 de janeiro de 2016.

Vagas
As vagas são para 76 municípios capixabas e estão distribuídas por disciplina: Arte (41 vagas), Biologia/Ciências (72 vagas), Educação Física (30 vagas), Filosofia (14 vagas), Física (73 vagas), Geografia (87 vagas), História (39 vagas), Língua Inglesa (67 vagas), Língua Portuguesa (218 vagas), Matemática (455 vagas), Química (59 vagas), Sociologia (23 vagas). Os pré-requisitos para o preenchimento das vagas estão disponíveis no edital.
As vagas foram disponibilizadas após conclusão do concurso de remoção em julho, onde 924 professores efetivos foram contemplados com a mudança para outra escola em caráter definitivo.
Com este concurso, as vagas atualmente ocupadas por professores com contrato de designação temporária serão substituídas por efetivos. Assim, o Governo do Estado ganhará na operacionalidade e serão otimizados recursos.
Os salários dos professores da rede estadual podem variar entre R$ 1.982,55 para docentes com licenciatura plena a R$ 3.554,92 para os com doutorado, por 25 horas semanais.

Fonte: www.sedu.es.gov.br