Ao
discutirmos o papel dos conselhos escolares e sua importância no processo de
gestão, em especial no de gestão financeira da escola, devemos pensar que essa
é uma conquista histórica, sobretudo no aspecto de o conselho possuir caráter
deliberativo.
No dia 24 de Setembro de 2014 foi realizado
na quadra da EEEFM Bananal o dia F, dia de Fomentar, Fortalecer e Formar os
Conselhos Escolares. O evento contou com a presença de 256 pessoas envolvendo
alunos, pais ou responsáveis, professores e administrativo, bem com a presença
de alguns dos atuais conselheiros.
Foi apresentado aos presentes a concepção de
conselho de escola, divulgando as suas ações e sua importância para o andamento
das atividades da escola. Apresentou as funções do conselho: consultiva, deliberativa,
normativa e fiscalizadora. Foi feito o convite a participação efetiva de todos
no processo de constituição do conselho escolar e também informado os prazos da
atual formação.
A intenção do encontro que é a de transformar
os conselhos escolares a serem mais atuantes para transformação desse colegiado
juntamente com o gestor escolar em uma gestão cada vez mais democrática e
participativa, foi amplamente divulgada.
Na oportunidade a escola aplicou um breve
questionário para verificar a intenção na participação das atividades do
conselho escolar, bem como observar como pode ser a participação dos
envolvidos. Também foi pedido sugestões para fortalecer as ações do Conselho.
Nesse
dia, também foram realizadas algumas atividades sobre folclore brasileiro
apresentados pelos alunos da escola.
O
conselho escolar se configura, portanto, como órgão de representação da
comunidade escolar e, desse modo, visa à construção de uma cultura de
participação, constituindo-se em espaço de aprendizado do jogo político
democrático e de formação político-pedagógica. Por essa razão, a consolidação
dos conselhos escolares implica buscar a articulação efetiva entre os processos
pedagógicos, a organização da escola e o financiamento da educação e da escola
propriamente dito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário