quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Escola Bananal realiza dia F para fortalecer o Conselho Escolar



Ao discutirmos o papel dos conselhos escolares e sua importância no processo de gestão, em especial no de gestão financeira da escola, devemos pensar que essa é uma conquista histórica, sobretudo no aspecto de o conselho possuir caráter deliberativo.
No dia 24 de Setembro de 2014 foi realizado na quadra da EEEFM Bananal o dia F, dia de Fomentar, Fortalecer e Formar os Conselhos Escolares. O evento contou com a presença de 256 pessoas envolvendo alunos, pais ou responsáveis, professores e administrativo, bem com a presença de alguns dos atuais conselheiros.
Foi apresentado aos presentes a concepção de conselho de escola, divulgando as suas ações e sua importância para o andamento das atividades da escola. Apresentou as funções do conselho: consultiva, deliberativa, normativa e fiscalizadora. Foi feito o convite a participação efetiva de todos no processo de constituição do conselho escolar e também informado os prazos da atual formação.
A intenção do encontro que é a de transformar os conselhos escolares a serem mais atuantes para transformação desse colegiado juntamente com o gestor escolar em uma gestão cada vez mais democrática e participativa, foi amplamente divulgada.
Na oportunidade a escola aplicou um breve questionário para verificar a intenção na participação das atividades do conselho escolar, bem como observar como pode ser a participação dos envolvidos. Também foi pedido sugestões para fortalecer as ações do Conselho.
Nesse dia, também foram realizadas algumas atividades sobre folclore brasileiro apresentados pelos alunos da escola.
O conselho escolar se configura, portanto, como órgão de representação da comunidade escolar e, desse modo, visa à construção de uma cultura de participação, constituindo-se em espaço de aprendizado do jogo político democrático e de formação político-pedagógica. Por essa razão, a consolidação dos conselhos escolares implica buscar a articulação efetiva entre os processos pedagógicos, a organização da escola e o financiamento da educação e da escola propriamente dito.












Nenhum comentário:

Postar um comentário