sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa firma parceira com Comitês Interinstitucionais de Alfabetização

Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira (10) a Coordenação Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a parceria com os Comitês de Interinstitucionais de Alfabetização.

O Pacto é uma ação do MEC direcionada a todos os municípios brasileiros, sendo um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

A Coordenação Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é formada pela Sedu, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime), União dos Conselhos Municipais de Educação ((UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A Coordenação é responsável pela mobilização e a proposição de soluções para temas estratégicos, no âmbito do estado e a indicação de mecanismos capazes de promover o desenvolvimento do processo de alfabetização infantil articulado a continuidade da escolarização e acompanhamento de ações ou projetos de alfabetização nas redes escolares.

“A finalidade da parceria entre Coordenação Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e os Comitês de Interinstitucionais de Alfabetização é fortalecer a política de alfabetização, promover a discussão, o estudo e a proposição de soluções para a garantia da alfabetização de crianças inseridas no sistema da rede pública de ensino estadual e municipal”, explicou a coordenadora estadual do Pnaic e atuante na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Eunice Negris Lima.

Podem participar dos Comitês como convidados ou membros professores alfabetizadores e especialistas nas áreas de Alfabetização, Leitura e Escrita, Matemática, Educação Especial, Educação do Campo, Psicologia da Aprendizagem, Psicolinguística, Sociolinguística, Antropologia, dentre outras áreas que possam fazer contribuições teóricas e práticas aos Comitês.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

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