Em estudos e pesquisas internacionais o xadrez, que teve seu surgimento no Sudoeste da
Europa na segunda metade do Século XV, é considerado muito mais que um jogo. Johann Wolfgang Goethe
definiu muito bem através da frase: "O xadrez é um excelente exercício mental".
A referida frase pode ser comprovada através de diversos
estudos e aqui citamos o da Universidade de Hong Kong, que através da pesquisa
do Dr. Yee Wang Fung em que os
estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de até 15% em provas de Matemática após o início desse tipo de prática.
Ainda podemos citar os estudos realizados na Venezuela, através do projeto Learning
to Think Project que concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por
meio do treino do jogo de xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do
Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que este tipo de jogos interfere
também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.
Partindo desses princípios estudados nas referidas
pesquisas e tendo como intuito o do desenvolvimento do raciocínio lógico a
EEEFM Bananal está desenvolvendo nos turnos Matutino e Vespertino, nas aulas de Matemática, a introdução do jogo de xadrez. Essa atividade vem sendo
desenvolvida desde o início do ano letivo de 2012 e neste 3º trimestre acontecerá
um torneio escolar entre turnos e turmas.
Na primeira fase, está acontecendo as preliminares entre
os alunos nas turmas para saírem os classificados para o torneio escolar, que
ainda será definida a data para realização. Essa atividade, é bem aceita pelos
alunos, pois é um jogo que prende a atenção e possibilita o raciocínio lógico e
como ferramenta pedagógica é uma forma diferenciada de aprendizagem.
Texto: Welder Bindaco
Colaboração: Janielli Casagrande Pella e Luciano Teixeira Levati
Nenhum comentário:
Postar um comentário