quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Professora de Matemática da EEEFM Bananal realiza trabalho diferenciado com aluno de baixa visão



A Educação Especial tradicional sofreu um processo de transformação onde, ela não deve ser vista como a educação de um tipo de pessoa, senão como o conjunto de recursos colocados à disposição do sistema educacional que permite a adequação da resposta educacional às necessidades particulares de cada um dos alunos em um ambiente o menos restrito possível. Por isso, a escola regular encontra-se diante do desafio de atender alunos que necessitam de uma resposta especial.  Neste contexto, cabe ao professor adequar suas práticas pedagógicas a fim de atender a cada especificidade dos alunos portadores de necessidades especiais, sejam elas auditivas, motoras, intelectuais, visuais ou comportamentais. Essa adequação é o grande desafio que nós professores temos enfrentado.  O que sabemos é que à partir das experiências adquiridas, com a troca dessas experiências  e como uma avaliação de nosso trabalho é que podemos, aos poucos, estar nos adequando e aprimorando para o trabalho com os alunos com necessidades especiais, que é hoje um grande desafio para os professores do Ensino Regular.
Neste Terceiro Trimestre, na disciplina de Matemática do 3º ano do Ensino Médio, foi trabalhado o assunto, Estatística. Na sala do 3ºM01 temos o aluno de Gustavo Quintino, que é portador baixa visão, o grande desafio era encontrar uma forma de trabalhar com um assunto que requer muita observação, uma vez que trabalhamos com observação, leitura e interpretação gráfica. Com a colaboração da professora Michele Capeline, que trabalha na sala do AEE, foi desenvolvido um trabalho onde o aluno deveria fazer uma pesquisa sobre a Estatística abordando: definição, ramos, importância, aplicabilidade, gráficos e medidas. O trabalho teria três etapas, a primeira seria a pesquisa escrita, a segunda seria a construção de gráficos (colunas, barras, linhas e setores) e a terceira e mais importante, o aluno deveria expor, para os alunos da sua turma o que compreendeu sobre a pesquisa que realizou, dando ênfase na explicação sobre os gráficos que foram por ele construídos. Durante a confecção de todo o trabalho notou-se um empenho muito grande do aluno e, na exposição um conhecimento do assunto, por ele abordado. Além disso, é importante ressaltar que a avaliação trimestral, do referido aluno, foi construída a partir dos estudos que ele realizou. 

























Texto: Elizangela Dal’Bó
Colaboração: Michele Capelini

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