terça-feira, 21 de agosto de 2012

Atividades de Artes são diferenciadas na EEEFM Bananal


É possível dizer que durante algum tempo, as aulas de Arte estavam ligadas a tarefas repetitivas e sem criatividade alguma. Assim a disciplina se tornou muito desvalorizada na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo.  Muitas das atividades se resumiam a ligar pontos, copiar formas geométricas, fazer mosaicos e colagem, dentre outras.  Nesse momento pensava-se em uma criança que não era produtora de atividades e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que e como deveria ser feito.
Atualmente, a situação vem mudando em nossas escola. Ao se trabalhar a disciplina de Artes é eficaz a utilização da tendência chamada sociointeracionista, que guia e orienta a forma de ensinar, pois facilita o ato da mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Os próprios Parametros Curriculares Nacionais (PCNs) deixam claro que é papel da escola "ensinar a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais”.
Com esse propósito, as aulas de Artes da EEEFM Bananal vem trabalhando com os talentos que os alunos demonstram e na construção de conhecimentos baseados nas diversas obras artísticas e culturais da nossa sociedade. Atividades relacionadas a músicas, danças, composição de paródias, pintura em telas, esculturas fazem parte das aulas da escola e fazem com que os alunos possam fazer uma reflexão da importância da utilização de mecanismos ligados a cultura e arte.
Segue abaixo uma das paródias compostas pelos alunos. Essa é do aluno Marcos Vinicius da 8ª M01. Estaremos publicando novas atividades nos próximos dias relacionadas a disciplina de Arte.

DE TANTO TE QUERER (JORGE E MATEUS)
Larga tudo em vem correndo
Venha logo aprender
Estudar é meio difícil
Mas os obstáculos vamos vencer

Não desista da escola
Mas também não enrola
Estude
Na tarde quente ou madrugada fria
Na tristeza ou na alegria
Ficar sem estudar não rola
Mas porque desistir agora?
Explora, Explora
O conhecimento a gente conquista
E não há quem desista
Se por acaso desistir
Desiste pela matéria não saber
Desiste de não querer aprender
Desiste as vezes nem sabe porque
Deve ser de tantos problemas haver
êêêê êêêê êêêê
Mas os obstáculos vamos vencer

Nenhum comentário:

Postar um comentário