quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Alunos da Escola Bananal apresentam evolução nos resultados na Plataforma Letrus


A EEEFM Bananal desenvolveu as cinco dissertações nas turmas da 3ª série, no período de maio a outubro de 2019, oportunizadas pelo programa da Letrus, que disponibiliza a inteligência linguística, criando uma nova maneira de aprender a escrever, por meio das ações desenvolvidas relacionadas às etapas: Prática, Correção, Diagnóstico e Aprendizagem.
Na Prática os alunos fizeram as produções de texto na plataforma online da Letrus, utilizando os chromebooks, que a escola disponibiliza para a realização dos trabalhos. Os temas desenvolvidos são originais, a Letrus oferece o suporte por meio dos textos motivadores. O texto deve ser organizado no modelo dissertativo-argumentativo, de acordo com os padrões da dissertação do ENEM.
Após a escrita, o aluno envia o texto para correção, e a devolutiva é feita de forma automática, em tempo real, por meio da inteligência linguística e por corretores humanos, que comentam os textos dos alunos e destacam os pontos críticos a melhorar, gerando assim o diagnóstico, bem como a nota.
Por meio dos diagnósticos precisos e estruturados disponibilizados aos Professores da disciplina de Língua Portuguesa (Alessandra Altoe Ferreira Picoli e Marcela Gerlin Vaneli Panto), ocorre as intervenções didáticas efetivas nas aulas subsequentes, tendo como referência as necessidades de aprendizagem dos alunos, geralmente as intervenções estão relacionadas às competências em que a turma apresenta menor desempenho.
Os alunos são orientados a realizarem uma pesquisa no ambiente virtual da Letrus, para conhecerem as observações que a mesma dispõem sobre cada produção textual, e assim os alunos registram em seus cadernos as devidas análises, estas são as metas a serem superadas na próxima dissertação. Cabe ao Professor acompanhar e orientar todo o processo, este identifica os principais desafios para a evolução, e promove atividades de intervenção no sentido de superar as defasagens apresentadas tanto de acordo com as competências do ENEM, quanto aos indicadores do texto, motivando os educandos a aprimorarem os seus textos para melhor desempenho na Letrus, ENEM e na própria Vida.
Por meio da adesão a este programa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bananal/ES buscou aprimorar seu processo de ensinar e aprender por meio de novas práticas pedagógicas, promovendo cidadania além dos seus quadros escolares.
Os resultados estão configurados no gráfico a seguir. Insta salientar que com base nas notas dos alunos realizou-se uma média para cada turma, as quais encontram-se representadas no gráfico a seguir.

Percebe-se que programas como a Letrus podem auxiliar a educação, visto que o programa reflete um impacto concreto na aprendizagem dos alunos participantes. Ressalta-se que é primordial o comprometimento do Professor atrelado à metodologia tecnológica em prol da educação, pois nossos alunos encontram-se inseridos nesse contexto. E é dever da Escola proporcionar ao educando, por meio da leitura e da escrita, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipada.

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