quinta-feira, 21 de março de 2019

Escola Bananal desenvolve projeto Despertar Sonhos visando ENEM 2019


Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e informatizado que muito exige de nossa juventude, porém, nem sempre a realidade social proporciona condições adequadas para um processo de formação educacional e cidadã que possibilite aos estudantes viver um presente digno e sonhar com um futuro melhor. 
O projeto partiu do interesse dos alunos do Ensino Médio Integrado ao Agronegócio, que desde o primeiro ano fazem grupos de estudos no contra turno devido a quantidade de disciplinas do curso, procurando a coordenação do curso MI um auxílio no estudo para ENEM, junto a isso surgiu a ideia de contemplar os alunos da escola que sonham em garantir uma vaga do SISU.
Os conhecimentos adquiridos no decorrer do ensino médio nas escolas Estaduais e Municipais, não são suficientes para garantir um nível de formação adequado para o ingresso em uma Universidade Pública, ou de disputar uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior privada quando é comparada com a realidade dos alunos que  frequentam  escolas  particulares,  e  que  têm  em  sua  maioria condições de pagar um cursinho pré- enem  que lhes favorecerá na concorrência pelas vagas nas Universidades  públicas/privadas  e  no  Exame Nacional  do  Ensino  Médio (ENEM), os alunos da rede pública, muitas vezes, não tem a mesma oportunidade mesmo que alguns se esforcem e tentem  estudar  para  os  exames  por  conta  própria,  acabam  perdendo  as  vagas  para aqueles  que  tiveram  condições  de  se  preparar  melhor,  fazendo  um  ou  mais  anos  de cursinho.
Serão realizados encontros semanais todas as quintas-feiras no turno vespertino de 13h às 17h.
Os alunos terão o compromisso de estudar em casa seguindo o cronograma de estudo e os conteúdos postados no grupo de WhatsApp, pelos monitores bem como assistir aulas no youtube e orientações dos professores voluntários.  Essa organização diferenciada propicia que os educandos se tornem mais autônomos na busca do conhecimento, portanto menos passivos no processo ensino-aprendizagem.
Nos encontros semanais reforçaram através de atividades todo conteúdo estudado durante a semana.
O público alvo do projeto são jovens estudantes do Ensino Médio Integrado em Agronegócio, Ensino Regular e EJA, que almejam ingressar no ensino superior.

Texto: Catiene de Oliveira Domingues Costa (Coordenadora do Ensino Médio Integrado)

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