sexta-feira, 22 de março de 2019

Escola Bananal realiza projeto sobre Água


Sabendo que o dia 22 de Março é reservado para comemoração do Dia Internacional da Água, a Escola Bananal com organização da professora Jaqueline Turi Cuzzuol de Paula da disciplina de Geografia realizou o Projeto "Água Fonte de vida", onde foi proposto para os alunos terem uma visão ampla do tema que engloba inúmeros problemas presentes de maneira geral no município de Rio Bananal, no estado e no país, com relação a água e a grande quantidade de agrotóxicos que vem sendo utilizados no meio ambiente e que pode ocasionar contaminação dos recursos hídricos.
A ideia do projeto é de conscientização ambiental e assim os estudantes terem a oportunidade de fazer reflexões para assumir uma forma independente, consciente e autônoma e assim ter uma visão de valores voltados à proteção, conservação e uso consciente dos recursos naturais disponíveis.
O projeto contou com atividades voltadas a apresentação de paródias, poemas, cartazes, informativos, poesias, murais e também palestra com tema: O uso de Agroquímicos e suas consequências nos lençóis freáticos e teve abrangência com os alunos do Ensino Médio do turno Matutino e Vespertino.









Texto: Welder Bindaco (Agente de Suporte Educacional)
Colaboração: Jaqueline Turi Cuzzuol de Paula (Professora de Geografia)

quinta-feira, 21 de março de 2019

Sedu realiza encontro com todos os diretores da rede


O objetivo será dialogar sobre as ações estratégicas para o ano letivo de 2019
Diretores da Rede Estadual vão participar de Encontro Anual de Planejamento Estratégico, que será realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) até o final deste mês. Serão três dias para atender a diferentes regiões do Estado: os profissionais do norte se reúnem nesta sexta-feira (22), já no dia 26 é a vez dos diretores da Grande Vitória e para fechar a programação, no dia 29, os da região sul. Os encontros serão realizados em cada região, todos a partir das 13 horas.
O objetivo é estabelecer o diálogo entre a nova gestão com os diretores e alinhar as ações estratégicas previstas para o ano letivo de 2019. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e os superintendentes regionais de educação também participarão do planejamento.
Texto: Soraia Camata
Fonte: www.sedu.es.gov.br

Escola Bananal desenvolve projeto Despertar Sonhos visando ENEM 2019


Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e informatizado que muito exige de nossa juventude, porém, nem sempre a realidade social proporciona condições adequadas para um processo de formação educacional e cidadã que possibilite aos estudantes viver um presente digno e sonhar com um futuro melhor. 
O projeto partiu do interesse dos alunos do Ensino Médio Integrado ao Agronegócio, que desde o primeiro ano fazem grupos de estudos no contra turno devido a quantidade de disciplinas do curso, procurando a coordenação do curso MI um auxílio no estudo para ENEM, junto a isso surgiu a ideia de contemplar os alunos da escola que sonham em garantir uma vaga do SISU.
Os conhecimentos adquiridos no decorrer do ensino médio nas escolas Estaduais e Municipais, não são suficientes para garantir um nível de formação adequado para o ingresso em uma Universidade Pública, ou de disputar uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior privada quando é comparada com a realidade dos alunos que  frequentam  escolas  particulares,  e  que  têm  em  sua  maioria condições de pagar um cursinho pré- enem  que lhes favorecerá na concorrência pelas vagas nas Universidades  públicas/privadas  e  no  Exame Nacional  do  Ensino  Médio (ENEM), os alunos da rede pública, muitas vezes, não tem a mesma oportunidade mesmo que alguns se esforcem e tentem  estudar  para  os  exames  por  conta  própria,  acabam  perdendo  as  vagas  para aqueles  que  tiveram  condições  de  se  preparar  melhor,  fazendo  um  ou  mais  anos  de cursinho.
Serão realizados encontros semanais todas as quintas-feiras no turno vespertino de 13h às 17h.
Os alunos terão o compromisso de estudar em casa seguindo o cronograma de estudo e os conteúdos postados no grupo de WhatsApp, pelos monitores bem como assistir aulas no youtube e orientações dos professores voluntários.  Essa organização diferenciada propicia que os educandos se tornem mais autônomos na busca do conhecimento, portanto menos passivos no processo ensino-aprendizagem.
Nos encontros semanais reforçaram através de atividades todo conteúdo estudado durante a semana.
O público alvo do projeto são jovens estudantes do Ensino Médio Integrado em Agronegócio, Ensino Regular e EJA, que almejam ingressar no ensino superior.

Texto: Catiene de Oliveira Domingues Costa (Coordenadora do Ensino Médio Integrado)