quarta-feira, 15 de abril de 2015

Escola Bananal continua desenvolvendo o Projeto X-9 da Leitura: Leve e traga cultura




A EEEFM BANANAL começou no ano de 2014 o projeto X-9 DA LEITURA: LEVE E TRAGA CULTURA na perspectiva de transformar os alunos em leitores habituais, fazendo do livro um importante companheiro nos momentos de estudos.
Em 2015 a escola dá continuidade ao projeto e ver resultados positivos. Tendo iniciado as atividades do projeto em 23/02/2015 chega ao número expressivo de 500 empréstimos em 15/04/2015.
Na metodologia do projeto os livros ficam dispostos em uma prateleira na área de atendimento da Secretaria e os servidores deste setor são responsáveis pelos empréstimos e organização dos livros no espaço da escola. 
O projeto que vem sendo desenvolvido desde o início de 2014 com todos os alunos da escola, visa promover práticas incentivadoras de leitura e contribuir para a formação dos alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos Subsequentes), como leitores críticos. Busca-se também ampliar as ações do projeto para os funcionários da escola e toda comunidade ribanense.
O projeto surgiu com o intuito de possibilitar a todos que se sentirem atraídos pelos livros e revistas que ficariam expostos nas estantes distribuídos pela escola, a sua apropriação sem formalidades, assim como a doação dos mesmos. Enfim, levando e trazendo a leitura e consequentemente a “cultura do sabor de ler”. Esse objetivo de levar e trazer livros continua ligado ao projeto e todos da comunidade escolar podem participar doando livros.
Sabendo da importância da leitura e quando ela se torna frequente é possível criar uma ligação importante com a escrita. Tal proximidade com o mundo da escrita, torna mais fácil a grafia correta das palavras além de ajudar em todas as disciplinas, uma vez que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático.
Também sabemos que a era digital insere novos termos a nossa linguagem e muitas vezes nos perdemos na correta grafia das palavras, a leitura de obras literárias, nos permite a não perder os componentes da Língua Portuguesa. Ser leitor e viajar no mundo do livro e transformar a nossa história.
Dessa forma, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bananal busca aprimorar seu processo de ensinar e aprender por meio de novas práticas pedagógicas e de promover cidadania nos seus bancos escolares.
Portanto, considerando que muitos dos nossos estudantes não possuem condições de aquisição de livros, a escola tem um papel importante na troca deste instrumento. Considerando também que é papel da escola a inserção do livro na vida cotidiana de nossos alunos e o comprometimento na construção de um ambiente de leitores.











Nenhum comentário:

Postar um comentário