quarta-feira, 22 de abril de 2015

Monteiro Lobato, o criador de um mundo fabuloso.



A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bananal comemorou no dia 17 de abril o dia de Monteiro Lobato, o escritor pré – modernista e autor do Sítio do Pica – Pau Amarelo. Os alunos encenaram sua obra Jeca Tatu e participaram de danças e recitais em homenagem ao autor.
O evento destacou que Lobato foi um grande transmissor de ensinamentos morais e por meio da literatura promoveu a valorização da cultura e da linguagem nacional. Ele lutava pelo progresso do país e sonhava com uma sociedade evoluída e bem estabilizada.
Sua contribuição para o período pré – modernista se deve ao retrato traçado por ele diante do cenário do interior paulista e do caboclo paulista.
A professora Marcela Gerlin Vaneli Panetto falou sobre a comemoração: “A leitura transforma, liberta e nos faz conhecer mundos totalmente diferentes. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de serem outros personagens, mostrando sua capacidade e aquilo que de melhor sabem fazer”.
Segundo o Pedagogo da escola Luciano Bazoni Vaneli, os alunos, além de terem se divertido, se empenharam muito durante o evento e fizeram dele um sucesso. “Momentos como esse incentivam o aluno a ler mais, a fazerem um exercício da imaginação”, acredita Luciano.



domingo, 19 de abril de 2015

Escolas da rede estadual não terão atividades nesta segunda (20)

Visando o bom funcionamento das atividades escolares, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informa que na próxima segunda-feira (20), não haverá atividades nas escolas da rede estadual. A Portaria que altera o calendário escolar foi publicada nesta sexta-feira (17)
De acordo com a Portaria 026 - R, de 16 de abril de 2015, fica alterado o conselho de classe trimestral para as datas 16/05, 03/09 e 16/12 e o conselho de classe bimestral (EJA) para as datas 24/04, 08/07, 05/10 e 17/12. Além disso, passará a ser dia letivo para o Ensino Regular o dia 15 de maio e para a Educação Jovens e Adultos (EJA) dia 22 de abril, e não será dia letivo, o dia 20 de abril, tanto para o Ensino Regular como para a EJA.
A segunda-feira (20), não será dia letivo, mas será cumprido no dia do conselho de classe do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) mantém um calendário unificado onde todas as escolas da rede iniciam e terminam o ano letivo na mesma data. O calendário unificado é um dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado que visa garantir o ano escolar sem interrupções.
O ano letivo nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio deve ter o mínimo de 201 dias letivos, de efetivo trabalho escolar, excluídos os dias reservados à recuperação final e aos estudos especiais de recuperação.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Escola Bananal: Aniversariantes de Abril



Usando Geraldo Eustáquio de Souza que nos diz:
Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma epoca da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos.
Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa..
E assim parabenizamos os aniversariantes de Abril, funcionários da EEEFM Bananal:

Escola Bananal realizará I FEMINOVA (Feira do Empreendedorismo Inovador)





A 1ª Edição da FEMINOVA (Feira do Empreendedorismo Inovador) ocorre no dia 07 de Maio de 2015, na Quadra de Esportes da Escola Bananal, localizada no município de Rio Bananal. O evento contará com expositores sendo uma oportunidade de fazer novos negócios e de apresentar as atividades desenvolvidas por empreendedores ribanenses.
A ideia inicial do evento é o de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos de Rio Bananal, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida.
Além da exposição de projetos empreendedores inovadores para a cidade de Rio Bananal, a feira contará com Desfile de Moda (Infantil, Jovem e Fitness), homenagens a empresários e participação de Alemão do Forró (cantor que estará sendo homenageado na ocasião).
A Escola deseja com essa ação estimular o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa, bem como divulgar as atividades já existentes dando visibilidade no mercado ribanense, sabendo que sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde sentido.

Serviço:
Evento: I FEMINOVA
Data: 07/05/2015
Horário: 18:30 horas
Local: Quadra da EEEFM Bananal
Entrada Franca

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Coral da Escola Bananal tem seus ensaios

Cerca de 90 alunos dos turnos Matutino e Vespertino da Escola Bananal participam do Coral da Escola. Com ensaios todas as quartas-feiras, os alunos são regidos por Valdecir Loscol, dessa forma a escola insere a música em sua rotina. Vale lembrar que a Escola Bananal teve um Coral no ano letivo de 2012.
Os ensaios acontecem com os alunos em separado e nesta quarta (15) aconteceu o primeiro ensaio com todos os participantes. A música permite uma importante reflexão de nossas atitudes e contribui com a aprendizagem devido a necessidade de rigor e concentração.

Saiba mais:
O termo música vem do grego musiké téchne, a arte das musas. É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.

Cada cultura possui suas músicas, seu estilo, suas abordagens e concepções musicais. A música pode ser erudita, tradicional, popular ou experimental e é essa diversidade que estabelece um compromisso entre o músico e seu público.










Escola Bananal continua desenvolvendo o Projeto X-9 da Leitura: Leve e traga cultura




A EEEFM BANANAL começou no ano de 2014 o projeto X-9 DA LEITURA: LEVE E TRAGA CULTURA na perspectiva de transformar os alunos em leitores habituais, fazendo do livro um importante companheiro nos momentos de estudos.
Em 2015 a escola dá continuidade ao projeto e ver resultados positivos. Tendo iniciado as atividades do projeto em 23/02/2015 chega ao número expressivo de 500 empréstimos em 15/04/2015.
Na metodologia do projeto os livros ficam dispostos em uma prateleira na área de atendimento da Secretaria e os servidores deste setor são responsáveis pelos empréstimos e organização dos livros no espaço da escola. 
O projeto que vem sendo desenvolvido desde o início de 2014 com todos os alunos da escola, visa promover práticas incentivadoras de leitura e contribuir para a formação dos alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos Subsequentes), como leitores críticos. Busca-se também ampliar as ações do projeto para os funcionários da escola e toda comunidade ribanense.
O projeto surgiu com o intuito de possibilitar a todos que se sentirem atraídos pelos livros e revistas que ficariam expostos nas estantes distribuídos pela escola, a sua apropriação sem formalidades, assim como a doação dos mesmos. Enfim, levando e trazendo a leitura e consequentemente a “cultura do sabor de ler”. Esse objetivo de levar e trazer livros continua ligado ao projeto e todos da comunidade escolar podem participar doando livros.
Sabendo da importância da leitura e quando ela se torna frequente é possível criar uma ligação importante com a escrita. Tal proximidade com o mundo da escrita, torna mais fácil a grafia correta das palavras além de ajudar em todas as disciplinas, uma vez que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático.
Também sabemos que a era digital insere novos termos a nossa linguagem e muitas vezes nos perdemos na correta grafia das palavras, a leitura de obras literárias, nos permite a não perder os componentes da Língua Portuguesa. Ser leitor e viajar no mundo do livro e transformar a nossa história.
Dessa forma, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bananal busca aprimorar seu processo de ensinar e aprender por meio de novas práticas pedagógicas e de promover cidadania nos seus bancos escolares.
Portanto, considerando que muitos dos nossos estudantes não possuem condições de aquisição de livros, a escola tem um papel importante na troca deste instrumento. Considerando também que é papel da escola a inserção do livro na vida cotidiana de nossos alunos e o comprometimento na construção de um ambiente de leitores.