A EJA é uma modalidade de ensino reconhecida
na LDB 9.394/96, que no seu art.37 destaca: A educação de jovens e adultos será
destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino
fundamental e médio na idade própria.
É um grande desafio ensinar Química para os
alunos do Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Muitas vezes os alunos da EJA apresentam dificuldades
e consequentemente frustrações por não se acharem capazes de aprender química,
e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia.
“A experimentação é uma ferramenta
fundamental ao ensino”.
O laboratório conquistou o seu lugar na
escola; e sua introdução tem sido um sucesso. Este é o perfil de uma educação
revolucionária.
Os alunos podem agora ir a seus laboratórios
aptos a ver e a fazer.
Os experimentos realizados em laboratório são
abordados de acordo
com os assuntos programados por cada serie.
Foi
desenvolvida uma sequência didática em torno dos assuntos Soluções e
concentração de soluções, onde verificaram a concentração de açúcar no
refrigerante, na turma do 3º ano.
E nas turmas do 1º ano, as observações da
classificação da matéria e misturas ficaram mais claras e de fácil
aprendizagem.
Os alunos
começaram a perceber a presença da Química no cotidiano e também aumentaram seu
rendimento escolar na matéria, demonstrando assim que o objetivo das aulas
práticas foi alcançado. (Célia Rigoni)
Nenhum comentário:
Postar um comentário