sexta-feira, 25 de abril de 2014

COMUNICADO IMPORTANTE: ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE



Prezados alunos e comunidade em geral:

Na última quinta (24/04/2014) aconteceu uma reunião com os professores da EEEFM Bananal, onde ficou decidido pelo voto da maioria dos presentes que a GREVE do Magistério permanecerá até o dia 30/04. Neste dia haverá uma nova reunião onde será decidido se a greve continua ou não.
Os professores esclarecem que buscam com o Movimento uma educação de qualidade, não só a melhoria de seus vencimentos, mas também segurança, melhorias na estrutura física e respeito aos professores, onde contam com a compreensão dos alunos e pais e estão a disposição para maiores esclarecimentos.
Esclarecemos que os trabalhos da Secretaria da Escola estão funcionando normalmente das 06h às 20h.

Com informações da Comissão de Greve.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Escola Bananal cancela realização de evento

Marcada para acontecer no próximo dia 25/04/2014 (sexta-feira), a 4ª Feira de Negócios da Escola Bananal, foi cancelada em virtude da Greve do Magistério Estadual.





quarta-feira, 23 de abril de 2014

Professora de Química da EJA da Escola Bananal realiza aulas práticas



A EJA é uma modalidade de ensino reconhecida na LDB 9.394/96, que no seu art.37 destaca: A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
É um grande desafio ensinar Química para os alunos do Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Muitas vezes os alunos da EJA apresentam dificuldades e consequentemente frustrações por não se acharem capazes de aprender química, e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia.
“A experimentação é uma ferramenta fundamental ao ensino”.
O laboratório conquistou o seu lugar na escola; e sua introdução tem sido um sucesso. Este é o perfil de uma educação revolucionária.
Os alunos podem agora ir a seus laboratórios aptos a ver e a fazer.
Os experimentos realizados em laboratório são abordados de acordo
com os assuntos programados por cada serie.
 Foi desenvolvida uma sequência didática em torno dos assuntos Soluções e concentração de soluções, onde verificaram a concentração de açúcar no refrigerante, na turma do 3º ano.  
E nas turmas do 1º ano, as observações da classificação da matéria e misturas ficaram mais claras e de fácil aprendizagem.
Os alunos começaram a perceber a presença da Química no cotidiano e também aumentaram seu rendimento escolar na matéria, demonstrando assim que o objetivo das aulas práticas foi alcançado. (Célia Rigoni)






 


    



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Reunião de Professores



Nesta quinta-feira, (17/04/2014) às 8 horas, nas dependências da EEEFM Bananal, haverá reunião para ouvir as informações trazidas pelos professores que estiveram em assembléia em Vitória, ouvir as opiniões dos demais  professores e decidir sobre os rumos do movimento.

Sua presença é fundamental e indispensável.
Contamos com a presença de todos.

Equipe de professores

terça-feira, 15 de abril de 2014

Nossa Mensagem: Feliz Páscoa!!!




Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA.
O medo e a confusão dominaram aqueles que tinham acreditado no poder do amor.
Eles, que tinham aprendido a alegria de amar o próximo do Mestre que se fazia próximo daqueles de quem ninguém se aproxima: dos pobres, dos doentes, das prostitutas, dos marginalizados e marginalizadas.
O chão se desfez sob seus pés, a morte os atingiu...
Estranho, porém, foi que a morte não os matou; algo extraordinário aconteceu: os olhos dos amigos e amigas, que haviam acreditado num mundo transformado pelo amor, reconheceram o Mestre esperado e proclamaram: Jesus é o Filho de Deus ressuscitado!
E desde então, para eles e para nós, se coloca como vitória sobre a dor, opressão e morte, a certeza da ressurreição.
Alegria, alegria, agora e para sempre. Amém! Feliz Páscoa!

Escola Bananal receberá Kits do programa Sementes do Conhecimento



A Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, já começou a fazer novas entregas do programa Sementes do Conhecimento. Nove instituições dos municípios de Vila Pavão, Colatina, Marilândia, Rio Bananal, Afonso Cláudio e Vila Valério serão beneficiadas com o kit de publicações.
Para receber o material, a instituição beneficiada deve procurar o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de seu município.
Esta nova estratégia de distribuição permite estreitar ainda mais o relacionamento entre o Incaper e seus parceiros.
“As entregas serão feitas pelos técnicos do Incaper. Eles estão mais próximos
deste público, já mantém uma parceria com estas instituições. Desta forma, valorizamos ainda mais este relacionamento que já existe e é tão produtivo”, disse Merielem Frasson, bibliotecária do Incaper.
Mais nove instituições serão beneficiadas com o kit de publicações do Incaper
As instituições de ensino a receberem o kit Sementes do Conhecimento são:
:: CMEA Luiza Souza Barros – Vila Pavão
:: CMEA Praça Rica – Vila Pavão
:: CMEA Agostinho Batista Veloso
:: EMCOR Profª. Luiza Crema - Colatina
:: EMEIES São Judas Tadeu – Marilândia
:: EMEF Angelo Bravim – Marilândia
:: EEEFM Bananal – Rio Bananal
:: Escola Estadual Afonso Claudio – Afonso Claudio
:: EMERC Agostinho Partelli – Vila Valério
As próximas entregas do programa Sementes do Conhecimento serão para o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Doze bibliotecas do Iases serão beneficiadas.
“Esta é uma oportunidade a estes meninos de aprender coisas novas. Ao disponibilizar estas publicações para os socioeducandos, o Iases reforça seu papel social, e contribui para a formação destes adolescentes”, disse Giovana Cotta, diretora-administrativa do Iases.
A parceria com o Iases demonstra o sucesso do programa. Pela primeira vez, uma instituição que não atua diretamente com atividades agropecuárias receberá o kit Sementes do Conhecimento.
“Isso mostra que o programa está ultrapassando fronteiras, e que não há limites quando se trata de disseminar conhecimento”, finalizou Merielem.
SEMENTES DO CONHECIMENTO – A ação “Sementes do Conhecimento” é uma iniciativa do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) do Incaper.
A ideia surgiu com o objetivo de disseminar informações e conhecimento, contribuindo na atualização das bibliotecas.
Um kit composto por livros, cartilhas, e várias outras publicações do Incaper é entregue às instituições de ensino. Em 2013, o Sementes do Conhecimento beneficiou mais de cinco mil alunos, de 30 instituições de ensino de todo o Estado. “Diariamente, nós lidamos com um leque enorme de informações que devem ser disponibilizas para os mais diversos públicos”.
Esta ação é mais uma iniciativa para levar um pouco do conhecimento produzido pelo Incaper para um público específico. Não faz sentido produzir tanta informação e deixar tudo parado na estante”, disse Liliâm Maria Ventorim Ferrão, chefe do DCM do Incaper.

Com informações do www.dio.es.gov.br acesso em 15/04/2014.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

IV FESMEC



Atenção Alunos,

Estamos promovendo nosso I FESIMEC_EB (1º Festival Interno de Músicas Ecológicas da Escola Bananal).

Teremos um prêmio bem interessante para quem vencer.

A participação dos estudantes no festival implicará no envolvimento dos mesmos na pesquisa sobre a temática proposta, para composição de letras com fundamento, definição do gênero musical, estudo da música propriamente dito, o exercício do canto, a prática com os instrumentos musicais, a busca de inspiração, que proporcione a expressão de ideias de forma coesa e agradável ao público, além de proporcionar momentos de lazer e estabelecimento de laços afetivos entre os diferentes grupos.

Certamente, um evento desta natureza contribuirá com o aperfeiçoamento dos estudantes nas áreas do relacionamento sócio cultural, da pesquisa, da música e da arte, focada no tema meio ambiente, tendo em vista a necessidade de maior interação dos conteúdos acadêmicos com os temas relacionados com a sustentabilidade socioambiental, o principal paradigma da atualidade. Além disso, a exteriorização de conhecimentos e informações da área ambiental através da música tem um alcance importante para a sociedade, tendo em vista que a mesma faz parte do dia-a-dia das pessoas, sendo praticamente impossível encontrar alguém que despreze a música.
Também vamos participar em 06/06/2014 do IV FESMEC em Juncado _ Sooretama. Uma música escolhida no 1º Festival Interno de Músicas irá representar a Escola no IV FESMEC.

As Professoras Responsáveis pelas atividades no turno Matutino são: Gracinha, Lenira e Rute. As orientações passadas sobre o Edital contam com o apoio da Professora Articuladora do ProEMI na Escola: Analia Ribeiro Santana de Sousa e acompanhamento da Pedagoga Aurea Maria Laureti.

Os alunos que se interessem em ter acesso ao arquivo em power point que foi utilizado durante a apresentação do Projeto: I FESIMEC_EB, pode acessar através do endereço abaixo:


Quem desejar maiores informações sobre o Edital do Concurso é só acessar o endereço abaixo:

Com informações do: http://conectadosnaescolabananal.blogspot.com.br/