segunda-feira, 24 de março de 2014

Escola Bananal realiza Conscientização sobre a Água



O Dia Mundial da Água criado pela ONU por recomendação da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro e ficou estabelecido que o mesmo deveria ser comemorado no dia 22 de Março de cada ano. A primeira comemoração ocorreu em 1993. 
Este ano as comemorações deveriam ser dia 21 de março. A principal cerimônia será realizada pela Universidade das Nações Unidas em Tóquio, quando deverá ser divulgado o novo Relatório da ONU sobre o tema.
A EEEFM Bananal realizou no dia 21/03, nos três turnos, atividades relacionadas ao tema no sentido de conscientizar a importância da água em nossa vida. Logo no início das atividades letivas as torneiras foram trancadas e os alunos não tiveram acesso a esse bem tão precioso, para assim fazer uma reflexão importante da vida sem a água. Na primeira aula, os professores juntamente com os alunos fizeram a leitura de um texto para conscientização do uso da água.
A água foi criada por Deus como um bem infinito para todos, mas para que ela realmente continue sendo infinita, é preciso que assumamos a criação humana como imagem e semelhança de Deus e cuidemos dela. A água é fonte de vida. Segundo a Bíblia Sagrada, foi com água e terra que Deus deu liga ao barro e moldou o primeiro homem, ao qual após lhe dar o sopro de vida, chamou-o de Adão.
Deus fez isso, desde o início da criação, para nos mostrar que o equilíbrio da natureza é necessário para nossa sobrevivência. E nós, de que forma fazemos a nossa parte para que a natureza se reequilibre e não sejamos mais candidatos à morte prematura, por falta de água e de outros recursos naturais de grande importância? 
Sendo assim, é preciso da a consciência de utilizar a água com cautela, tendo o cuidado de usá-la racionalmente no ambiente doméstico, sem desperdiçá-la nem deixando que se contamine e ciente de que é um recurso finito e que deve ser aproveitado adequadamente, pois sendo uma vez utilizado, não é sempre possível reutilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário