sábado, 29 de março de 2014

EEEFM Bananal realizará 4ª Feira de Negócios em Abril

A EEEFM Bananal estará realizando em sua Quadra Poliesportiva a 4ª Feira de Negócios, UMA GOLEADA DE SUCESSO PARA NOVOS EMPREENDEDORES. 
O evento acontecerá no dia 25/04/2014 (uma sexta-feira), e procura no espaço da quadra reunir os empreendedores que buscam desenvolvimento do nosso município. Durante o evento, que terá seu início as 19h, a comunidade poderá conhecer novas ideias empreendedoras através de exposição em stands de diversos produtos, bem como ideias inovadoras de negócios e perspectivas de novos investimentos no município. Também teremos a oportunidade de conhecer a história do futebol ribanense. .
Os stands estarão dispostos para visitação e conhecimentos dos produtos e serviços oferecidos aos moradores de Rio Bananal.
Interessados em participar desse momento poderão entrar em contato com a EEEFM Bananal no telefone: (27) 3265-1921

segunda-feira, 24 de março de 2014

Nossos Parabéns aos funcionários aniversariantes de Janeiro, Fevereiro e Março


Maria Graziela Panzeri
03/01
Jaqueline Turi Cuzzuol de Paula
06/01
Marcela Gerlin Vaneli Panetto
22/01
Maria Rodrigues dos Santos
28/01
Robson Carminati Bazoni
30/01
Carolina Diniz Silva Marchiore
13/02
Célia Regina Rigoni
14/02
Maria das Graças Lopes
14/02
Adriana Malavasi Spassini
20/02
Dalva Luzia Moneli Vaneli
21/02
Luciano Teixeira Levati
24/02
Maria da Conceição Uliana
09/03
Edimar Viana da Silva
19/03

Escola Bananal realiza Conscientização sobre a Água



O Dia Mundial da Água criado pela ONU por recomendação da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro e ficou estabelecido que o mesmo deveria ser comemorado no dia 22 de Março de cada ano. A primeira comemoração ocorreu em 1993. 
Este ano as comemorações deveriam ser dia 21 de março. A principal cerimônia será realizada pela Universidade das Nações Unidas em Tóquio, quando deverá ser divulgado o novo Relatório da ONU sobre o tema.
A EEEFM Bananal realizou no dia 21/03, nos três turnos, atividades relacionadas ao tema no sentido de conscientizar a importância da água em nossa vida. Logo no início das atividades letivas as torneiras foram trancadas e os alunos não tiveram acesso a esse bem tão precioso, para assim fazer uma reflexão importante da vida sem a água. Na primeira aula, os professores juntamente com os alunos fizeram a leitura de um texto para conscientização do uso da água.
A água foi criada por Deus como um bem infinito para todos, mas para que ela realmente continue sendo infinita, é preciso que assumamos a criação humana como imagem e semelhança de Deus e cuidemos dela. A água é fonte de vida. Segundo a Bíblia Sagrada, foi com água e terra que Deus deu liga ao barro e moldou o primeiro homem, ao qual após lhe dar o sopro de vida, chamou-o de Adão.
Deus fez isso, desde o início da criação, para nos mostrar que o equilíbrio da natureza é necessário para nossa sobrevivência. E nós, de que forma fazemos a nossa parte para que a natureza se reequilibre e não sejamos mais candidatos à morte prematura, por falta de água e de outros recursos naturais de grande importância? 
Sendo assim, é preciso da a consciência de utilizar a água com cautela, tendo o cuidado de usá-la racionalmente no ambiente doméstico, sem desperdiçá-la nem deixando que se contamine e ciente de que é um recurso finito e que deve ser aproveitado adequadamente, pois sendo uma vez utilizado, não é sempre possível reutilizá-la.

Escola Bananal desenvolve atividades sobre valores



Na atualidade, muito tem se ouvido falar em valores, que em um conceito bem próximo do ser humano é o conjunto de características de uma determinada pessoa, que determinam a forma como se comporta e interage com outros indivíduos e com o meio ambiente.
Alguns autores afirmam que nos dias atuais vivemos uma crise de valores, tal crise pode afetar toda a humanidade, onde as pessoas passar a viver de forma mais egoísta, cruel e violenta. Pensando assim, é necessário e urgente dar ênfase da importância de bons exemplos em nossa sociedade para que os valores humanos possam ser transmitidos a todos e possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária.
Assim, encontramos em nossos estabelecimentos educacionais, um grande desafio que é o de trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Sendo assim, e aproveitando duas datas importantes (20/03 – Dia da Conscientização contra o Bullying e 21/03 – Valorização da Educação Especial) a EEEFM Bananal realizou no dia 20/03, atividades diversificadas para inserir em seu espaço educativo a questão de valores, tanto no sentido de coibir a prática do Bullying, como entender os processos de inclusão escolar.

O que é bullying?
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo. Originado do inglês bully, que significa tiranete, valentão ou grupo de indivíduos causando dor e angústia a outro(s), sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. A maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos, e grande parte das vítimas não reage ou nem fala sobre a agressão sofrida.
O que diz o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino do ES:
O artigo 83 do Regimento Comum das Escolas Estaduais considera atos infracionais ameaçar, intimidar e agredir fisicamente qualquer membro da comunidade escolar, dentre outros. O inciso II considera infração a prática do bullying  dentro da unidade de ensino.
Vamos lá pessoal! Diga não ao bullying!

Inclusão Escolar
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.
Recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime: todas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial. No entanto, o termo não deve ser confundido com escolarização especial, que atende os portadores de deficiência em uma sala de aula ou escola separada, apenas formadas de crianças com NEE. Isso também é ilegal.
O artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

sexta-feira, 7 de março de 2014

Escola Bananal faz homenagem as alunas pelo Dia Internacional da Mulher



No dia 08 de março de cada ano é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que se trata de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Homenagear as mulheres foi uma prática adotada pela Organização das Nações Unidas e por diversos países. A ideia de criar e celebrar um dia dedicado especialmente a mulher tem razões ligadas a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e de direito ao voto, lá no início do século XX.
A EEEFM Bananal realiza nesta sexta 07/03 uma homenagem a todas alunas da escola.