terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Escola Bananal manterá seu funcionamento durante férias escolares



A EEEFM Bananal informa a todos que a partir de 02 de Janeiro de 2014 manterá o seu atendimento, através da Secretaria Escolar das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Informa também as datas e atividades que acontecerão nesse período:
- 02 a 31/01/2014: Organização de Documentos relativos ao ano letivo de 2013 e preparação para o ano letivo de 2014;
- Até 15 de Janeiro: Matrículas dos selecionados nos Cursos Técnicos de Secretariado e Vendas;
- De 06 a 17/01: Matrículas do Ensino Regular, Ensino Médio Integrado e Educação de Jovens e Adultos;
- 24/01/2014 às 13h: Avaliação dos Estudos Especiais de Recuperação/2013;
- 04/02/2014: Início das Aulas.
Boas férias a todos os alunos, funcionários de apoio, professores, coordenadores e pedagogos.

Nossa Mensagem: Feliz 2014



Ao chegarmos ao fim de ano, começamos o planejamento do próximo na esperança de vivenciarmos muitas alegrias e realizações. A EEEFM Bananal, através de um pequeno texto reflexivo, deseja a todos os alunos funcionários, pais e comunidade ribanense em geral, um ano de 2014 cheio de vitórias com muita saúde e paz.

A Roda da Vida
Viver é um ato simples, mas o ser humano às vezes complica. Vivemos em sociedade e isso nos permite momentos bons e momentos ruins.
A vida não para, ela roda de uma forma triunfante, acabam-se a hora, os dias, as semanas, os meses e você se dá conta que um ano chegou ao fim e percebe que é um ciclo que se fecha para dar lugar a um novo.
A chegada de um novo ano aumenta ainda mais a ideia de renovação, continuação e que a vida é formada de ciclos e consequentemente a vida vai girando. Sempre o fim de ano é da mesma forma: luzes, fogos marcam a despedida de um e as boas-vindas a outro. Pensando bem o que está se comemorando?
Muitos iriam responder que é importante essa comemoração. Mas será mesmo?
Não vejo essa comemoração como importante, uma vez que a vida é contínua, não infinita, e essa mudança é diária. Todos os dias são diferentes, a “virada” pode acontecer a qualquer momento isso depende de cada um.
O ano novo é uma oportunidade que se tem de lembrar que desejos de paz, saúde, amor devem ser diários e também devem estar anotados em nosso coração de forma infinita. A passagem de ano é uma forma de se festejar essa oportunidade de lembrar de sentimentos tão difíceis nessa altura dos acontecimentos vividos na sociedade atual.
Por isso, precisamos desse momento para entender e se programar para mais um ciclo em nossa vida. Dessa forma desejo a você nesses escritos que cada dia do ano seja um pequeno ciclo e que você saiba se comportar para sua realização pessoal, profissional e social, pois a vida é curta e o tempo não deixa você se realizar se esse não for um objetivo claro em sua vida.
Feliz Ano Novo!!
Desconheço o Autor

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

EEEFM Bananal funciona como abrigo para moradores desalojados de Rio Bananal




Devido às fortes chuvas que atingiu Rio Bananal, cidade no norte do Espírito Santo, a Escola Bananal da rede estadual de ensino esta funcionando como abrigo para as vítimas das enchentes.
Receber essas pessoas é um ato de amor perante a toda essa situação vivenciada em Rio Bananal. Os abrigados tem refeições regulares, além de toda assistência necessária.

Ações para prevenção às drogas são destaques em 2013

O espaço virtual intitulado “De Cara Pra Vida” foi uma das ferramentas educacionais de prevenção às drogas em ambiente escolar criadas em 2013. A ação é desenvolvida pelo Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas (Comad) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Lançado no mês de junho, o site http://decarapravida.com.br/site/ já recebeu quase 90 mil visitas. No portal, os professores e demais interessados têm acesso a diversos recursos tecnológicos que fornecem, de forma diferenciada, informações sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é oferecer instruções para dar continuidade a elaboração de diretrizes e orientações educacionais sobre prevenção das drogas nas escolas; fornecer materiais para acesso de todo professor, instrumentalizando-o para o trabalho em sala de aula; além de possibilitar que a sociedade em geral se engaje nessa ação como mais uma parceira das unidades de ensino.

“O projeto ainda é bastante recente, mas pelo quantitativo de visitantes podemos perceber que a ideia está sendo bem aceita por todos. Nossa meta para 2014 é aprimorar o site, deixando-o ainda mais atrativo. Outro ponto importante é sempre fazer a atualização dos conteúdos, na qual os professores também vão poder colaborar com o envio de novos materiais referentes à temática das drogas”, destacou a responsável pelo site e técnica da assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, Érica Rezende Perini.

Para isso, estão disponíveis no site diversos instrumentos educativos, tais como: vídeos, áudios, campanhas publicitárias, fotografias, cartilhas, livros, artigos, entrevistas e outros mecanismos. Todos com a finalidade de orientar e mostrar os conteúdos de forma clara aos usuários.

“O site é um ótimo instrumento de informação para que os professores possam compreender melhor sobre as drogas e conhecer meios de abordar o assunto de forma não moralista, mas sim instrutiva. A temática não pode ser banalizada ou ser compreendida de forma equivocada pelos estudantes”, destacou Érica.

Outro beneficio do site é manter os usuários informados sobre os eventos e formações continuadas relativas à temática realizadas no Espírito Santo, bem como em outras regiões do Brasil.

Os educadores também podem participar de fóruns sobre a temática, sistema que permite tirar dúvidas ou fazer novos questionamentos, enviar trabalhos e projetos criados pelas unidades de ensino. De acordo com Érica Rezende, essa metodologia é mais uma forma de promover a troca de experiências.

“A teoria engrandece o conhecimento dos professores, que é compartilhado entre os próprios profissionais e posteriormente repassado para os alunos em sala de aula, tudo de acordo com a realidade cotidiana de cada unidade de ensino”, frisou.

O site “De Cara Pra Vida” pode ser acessado por qualquer cidadão e é muito fácil: basta acessar o endereço http://decarapravida.com.br/site/. Para os professores que desejarem fazer o cadastro, basta entrar no campo “Registre-se”, na guia “Usuários Registrados” e informar os dados. Para aqueles que quiserem enviar sugestões, dúvidas ou projetos, podem fazê-lo por meio do email: contato@decarapravida.com.br.

Seminários

Além da criação do site “De Cara Pra Vida”, a Sedu também promoveu este ano o “I Seminário Estadual de Prevenção às Drogas na Educação”, sendo esta a iniciativa que fundamentou o ato da conscientização sobre o problema das drogas no ambiente escolar.

O evento debateu as políticas públicas de prevenção, tratamento e reinserção social, direcionadas aos trabalhos nas escolas. Também foram apontadas diretrizes para a educação em prevenção às drogas e promoção na prática pedagógica de projetos nas escolas da rede estadual.

“O Seminário é um espaço para tratar, refletir e apontar diretrizes para a educação no que diz respeito a prevenção às drogas, além de intensificar a prática pedagógica de projetos de prevenção nas escolas da rede estadual de educação”, destacou Juliana Zannella Gorian, coordenadora do Comitê de Apoio as Politicas de Prevenção as Drogas da Sedu.

O tema abordado foi “A Educação na Prevenção às Drogas” no qual foram pré-selecionados 321 trabalhos desenvolvidos por professores e técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) e técnicos da Unidade Central da Sedu, sendo 18 apresentados em formato banner durante a realização do seminário.

No evento também foram realizadas palestras, mesas redondas e debates referentes à temática, que inclusive contaram com a participação do superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Secretaria de Promoção da Paz do Governo de Alagoas, Adalberon Nonato Sá Júnior.

O Seminário Estadual de Prevenção às Drogas faz parte das estratégias do Governo, previstas no Programa Estado Presente, para atuar no combate e prevenção ao uso de entorpecentes. O trabalho conta com o apoio da Coordenação Estadual sobre Drogas (CESD), criada para integrar e articular todas as ações de Governo referente ao tema.

______________________

Com informações do www.sedu.es.gov.br 

Sedu prorroga matrículas para cursos técnicos

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (27) o edital com a prorrogação das matrículas dos cursos técnicos na modalidade subsequente para o dia 15 de janeiro devido às fortes chuvas que afetaram todo o Espírito Santo. No mesmo documento, a Sedu também divulga o processo seletivo interno que será realizado pela Escola Getúlio Pimentel Loureiro, na Serra, para 70 vagas no curso Técnico em Administração.

A oferta, com 5.564 vagas em 26 cursos diferentes, beneficia concluintes do ensino médio e jovens e adultos que já tenham terminado os estudos em qualquer rede de ensino.

No ato da matrícula, os candidatos precisam apresentar, na secretaria da escola que oferece o curso, o histórico escolar do ensino médio original ou declaração afirmando estar cursando o 3º ano do ensino médio, devidamente assinada pelo diretor e secretário da escola; cópia de documento oficial de Identidade; cópia do CPF; duas fotos 3x4 recentes; e cópia recente de comprovante de residência.

Caso os alunos aprovados não compareçam às escolas para efetivar a matrícula dentro do prazo estipulado pelo edital, será feita chamada para os estudantes suplentes, nos dias 16 e 17 de janeiro. As aulas começam no dia 04 de fevereiro.

Na EEEFM Bananal, os alunos selecionados nos cursos de Secretariado e Vendas devem procurar a Unidade escolar para efetuarem suas matrículas.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Escola Bananal garante dois prêmios na final do Prêmio SEDU: Boas Práticas na Educação – Edição 2013



Na noite da terça-feira (03), aconteceu em Vitória, a divulgação e premiação dos vencedores da 7ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação. A cerimônia contou com a presença do Secretário da Educação Klinger Barbosa Alves, representantes da Sedu e das Superintendências Regionais de Educação (SREs), professores, diretores e pedagogos das escolas que tinham projetos finalistas.

Nesta oportunidade, foram premiados os professores, gestores e pedagogos educacionais que nas escolas da rede estadual buscaram desenvolver ações bem sucedidas e com compromisso de atender a comunidade escolar. Todos os profissionais efetivos ou em Designação Temporária (DT) estavam aptos a participar do prêmio, inscrevendo projetos. Na edição de 2013, foram inscritos 189 projetos, desenvolvidos em 106 escolas, sendo 31 projetos finalistas.

A Escola Bananal, localizada em Rio Bananal, concorreu em duas categorias e recebeu duas premiações. Na categoria ‘Boas Práticas do Professor’, dentro do ‘Temas Contemporâneos” o Projeto Recicle e Viva Melhor de autoria da professora Analia Ribeiro Santana de Souza ficou em 2º lugar. Já na categoria ‘Boas Práticas do Gestor’, na temática ‘Gestão Administrativa’ o Projeto Avaliação Institucional: Instrumento de Mudanças de autoria Maria Rosilei Barbosa Anholeti ficou em 1º lugar.

Essa é uma vitória de todos da Escola Bananal, professores, pedagogos, diretor, coordenadores, funcionários de apoio, alunos, pais e comunidade em geral. Todo o trabalho desenvolvido em equipe é reconhecido. “Receber o prêmio é receber o reconhecimento de todo um trabalho voltado para uma educação de qualidade”.

Prêmios
O professor, pedagogo ou gestor, autores principais de cada projeto vencedor, classificado em 1º ou 2º lugar, irão receber um aparelho de televisão de LED de 46 polegadas. O Prêmio consistia em 06 categorias.
Já as escolas onde os projetos foram desenvolvidos também serão beneficiadas com R$ 25.000,00 para a unidade cujo projeto for classificado em primeiro lugar; e R$ 20.000,00 para o segundo lugar.