sábado, 30 de novembro de 2013

O Natal



O natal é o nascimento de Jesus, que acontece simbolicamente na data de 25 de dezembro, final de cada ano. É um momento de reflexão, de esperança, de mudanças, de novas expectativas de vida, onde geralmente se faz uma retrospectiva de vida para o próximo ano.
 A palavra nascimento nos reflete o nascer, o novo, é neste sentido que as pessoas buscam uma mudança de vida interior, de espírito, de renuncia, de renovação de vida.
As pessoas enfeitam suas casas, jardins, com arranjos natalinos para comemorar o nascimento de Cristo. Mas antes de tudo é necessário prepararmos o nosso coração para receber Jesus e não somente no dia 25 de dezembro, mas em  todos os dias do ano com muito amor, carinho, perdão, solidariedade, prosperidade. Devemos deixar Jesus nascer todos os dias em nossas vidas.
O mais importante é que o Natal nos faz reviver a vinda de Cristo ao mundo, com a sublime missão de salvar aqueles que se arrependem dos seus pecados e que depositam total confiança nele como único e suficiente salvador do mundo. E ao nos lembrar do Natal, passa pela nossa mente a imagem do mensageiro Gabriel anunciando à Maria o privilégio de ser mãe de Cristo, o verbo que se fez carne, cuja vinda ao mundo impressiona a todos com seus santos ensinamentos. Fazendo-nos acreditar em milagres e renovando a nossa fé.
Enfim, nesta data as famílias se reúnem de forma harmônica para celebrar e festar o nascimento de Jesus, vivendo a magia do natal. Tempo de luz e bondade cristã. Acreditando que Cristo nasce em cada coração. E que este sentimento tão sublime de paz e amor permaneça em todo o ano novo que se inicia.

Texto: Adriana Malavasi Spassini (Auxiliar de Secretaria Escolar)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Escola Bananal é notícia no site da SEDU


Projeto “Estudante promovendo conhecimento e solidariedade” ajuda famílias carentes em Rio Bananal
26/11/2013 - 15:14

Com objetivo de conscientizar os alunos sobre o resultado de boas atitudes cidadãs, a Escola Estadual Bananal, localizada no município de Rio Bananal, desenvolveu o projeto “Estudante, promovendo conhecimento e solidariedade”.
Divididos em equipes, e empolgados com a iniciativa, em uma semana de atividade os estudantes montaram, aproximadamente, 200 cestas básicas e prepararam uma campanha solidária na comunidade.

Dentre as ações, foram arrecadados alimentos não perecíveis, lençóis, fraldas descartáveis e brinquedos para serem doados a famílias carentes. Os próprios alunos entregaram as doações.
“Em um mundo individualista, é necessário mostrar aos jovens que pequenos atos podem melhorar o local onde vivemos”, destaca a diretora Maria Rosilei Barbosa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Gustavo Rosa
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ltsantos@sedu.es.gov.br
Texto: Larissa Tavares
Twiter: @sedu_es
Facebook: www.facebook.com/SeduES




 

Xadrez Humano nas aulas de Matemática na EEEFM Bananal







As aulas de Matemática do Professor Celimar Batista Lopes foram contempladas com o jogo de xadrez. Nessa oportunidade de trabalho o professor fez o Xadrez Humano. O jogo de xadrez é de interesse dos alunos que aprendem através xadrez o raciocínio lógico, desenvolvendo habilidades.
No Xadrez Humano, se estabelece peças gigantes onde os próprios alunos se transformam nas diversas peças, os movimentos e capturas das peças são os mesmos do tabuleiro.
Tal atividade se torna interessante para que os alunos possam tem uma melhor visão de jogo, e possam passar por todas as peças, desta forma aprimorando os movimentos que serão realizados no tabuleiro.
Para se ensinar xadrez é preciso além de mostrar como se joga, iniciar da forma mais simples para a mais complexa, desta forma o aluno terá um melhor domínio durante uma partida.

Estágio Jovens Valores estão com inscrições abertas

Os interessados podem se inscrever para concorrer a uma das vagas exclusivamente pela internet, por meio do site www.jovensvalores.es.gov.br, até o dia 30 de novembro. Na página estão disponíveis informações adicionais sobre o programa, o edital de seleção, além da ficha de credenciamento. São 20 horas de trabalho semanal, com remuneração mensal de R$ 527,90.

A seleção dos candidatos será realizada mediante o surgimento de vagas de estágio nos órgão estaduais. Para a seleção dos candidatos às vagas dos ensinos Médio e Técnico, serão considerados o perfil socioeconômico e a participação nos programas Bolsa Capixaba, Bolsa Família e ProJovem.

Para a seleção dos candidatos às vagas de estágio do Ensino Superior serão considerados o perfil socioeconômico, o coeficiente de rendimento acadêmico, a participação nos programas estaduais Bolsa Capixaba e Nossa Bolsa, a participação nos programas federais Bolsa Família, ProJovem e Prouni, e o ingresso na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio de cotas.
Serão selecionados os candidato com perfil curricular e social que atendam às especificações da vaga de estágio disponibilizadas. O candidato selecionado deverá comprovar documentalmente as informações da ficha de credenciamento para ter direito à ocupação da vaga.
 
 O que é Programa Jovens Valores?
O Programa Jovens Valores foi criado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em 2009. O programa foi incluído como projeto parceiro do Programa Estado Presente em junho deste ano, durante a Ação Integrada pela Cidadania, realizada em Novo Horizonte, na Serra, em comemoração aos dois anos de implantação do Estado Presente.
Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky, o Programa Jovens Valores é muito importante para o desenvolvimento social do Estado. “O Jovens Valores está inserido permanentemente no Estado Presente, dando oportunidade de trabalho e crescimento profissional aos jovens que residem nos aglomerados de atuação do programa”, declarou o secretário.
Desde a sua criação, o Jovens Valores já atendeu a mais de 8.210 jovens em todo o Espírito Santo. O programa seleciona estudantes com base no bom desempenho escolar e na renda familiar, servindo também como ferramenta de inclusão social. Atualmente, 900 estagiários são moradores das áreas atendidas pelo Programa Estado Presente.
Mais de 2.800 estagiários atuam no Governo do Espírito Santo, resultando em um investimento anual de R$ 20 milhões em bolsas para estágio.

Fonte: www.seger.es.gov.br

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escola Bananal é semifinalista do Prêmio INOVES pelo 3º ano consecutivo



A Escola Bananal localizada no município de Rio Bananal aparece na lista de projetos semifinalistas do Prêmio Inoves – Edição 2013 com o projeto Educando para a cidadania.
O projeto Educando para a cidadania surgiu ao observar atitudes na escola que evidenciava o desrespeito aos valores sociais, o descumprimento de normas e regras, analisando os conflitos de ordem social na comunidade, como, por exemplo, o aumento da violência no trânsito, especialmente por jovens estudantes da escola, aumento do consumo de drogas, desrespeito ao meio ambiente, preconceitos raciais e religiosos.
Nasceu, o referido projeto, com o intuito de resgatar valores sociais, promover atitudes inovadoras e minimizar os riscos sociais. O seu objetivo principal é desenvolver ações na escola, na comunidade e com as famílias que possam garantir direitos e deveres de cada cidadão e no respeito aos valores constitutivos do processo de Cidadania e Educação em todas as suas dimensões.
Esse é o 3º ano consecutivo em que a Escola Bananal é semifinalista na Premiação Inoves. Em 2011, a escola foi semifinalista com o Projeto Recreio Musical, em 2012, a escola foi semifinalista com 03 projetos: Educando para a cidadania; Recreio musical; Recicle e Viva Melhor. Ser classificado como semifinalista no meio de tantos e belos projetos já é uma vitória da equipe da escola.
O Inoves é um programa do Governo do Espírito Santo que estimula fortemente o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no contexto do serviço público. Com isso, contribui para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor, disseminando conceitos modernos de gestão e reconhecendo práticas inovadoras.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 05 de dezembro, quando serão revelados os trabalhos finalistas em cada categoria e os grandes vencedores. Alguns projetos, organizações e pessoas também serão reconhecidos com menções especiais de destaque – concedidas aos que se destacaram pelo desenvolvimento de atividades ou questões relevantes, segundo a proposta do Inoves.

Comunicado: Aulas do dia 27 e 28/11



A EEEFM Bananal comunica que nos dias 27/11 (quarta-feira) e 28/11 (quinta-feira) os alunos serão dispensados após o recreio de cada turno em virtude da suspensão parcial no fornecimento de água informada pelo SAAE. 
Sendo assim, os alunos estarão dispensados nos seguintes horários:
 Matutino – 10h10; Vespertino – 16h10 e Noturno – 20h30. 
Informamos ainda, que está mantido o Calendário de Provas.