sexta-feira, 24 de maio de 2013

Escola Bananal realiza Festa do Café

Os preparativos para a 1ª Festa do Café estão bem adiantados. O evento ocorre na noite desta sexta-feira (24/05) a partir das 19h no Ginásio de Esporte de Rio Bananal que contará com atrações culturais, Desfile da Princesa do Café, Produtos a Base de Café, Serviço de Bar e Show de Forró.
A realização tem base na economia do município e visa a valorização de tal atividade econômica no município de Rio Bananal.
Venha participar conosco!!!


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Escola Bananal continua com o Projeto Recicle e Viva Melhor



A preocupação com o meio ambiente é de muito tempo uma grande vertente de toda a nossa sociedade, haja vista o grande número de agentes causadores de poluição em nosso planeta, o que acontece devido ao grande aumento populacional e consequentemente na produção das grandes indústrias, circulação de veículos e constante desenvolvimento de produtos com embalagens descartáveis.
Falando nisso, especialmente a partir dos anos 80 do século XX, o aumento significativo da produção de embalagens e produtos descartáveis, o que gerou uma grande produção de lixo. E assim começou uma cobrança por uma postura responsável, especialmente por órgãos governamentais bem como ONGs que foram criadas basicamente para esse fim, onde orienta que o crescimento econômico deve estar aliado a preservação ambiental. Observamos com grande frequencia campanhas de coleta seletiva e projetos de reciclagem tendo em vista uma melhor preservação do meio em que vivemos.
Em 2012 a EEEFM Bananal realizou junto à comunidade escolar o Projeto Recicle e Viva Melhor que foi um sucesso arrecadando mais de 50.000 embalagens evitando assim que elas estivessem contribuindo para a produção do lixo. Essas embalagens foram encaminhadas até uma empresa de reciclagem para que assim pudessem ser desenvolvidos produtos com as mesmas capazes de substituir ou colaborar com a preservação de nosso meio ambiente.
Em 2013 a EEEFM Bananal continua com o projeto e os alunos já estão fazendo sua parte, a de ter a consciência pelo ambiente em que vivemos. A Educação Ambiental faz parte dos temas a serem trabalhados durante o ano letivo e esse projeto é uma das atividades, pois outros elementos formadores são inseridos nas disciplinas da área para que todos possam ter o conhecimento da nossa realidade.













Texto: Welder Bindaco (Agente de Suporte Educacional)
Colaboração: Luciano Bazoni Vaneli (Pedagogo)

Com direito à palavra: dicionários em sala de aula






É sempre bom, saber sobre e como funcionam as ferramentas de trabalho, pois é de grande importância para qualquer profissional. No caso de uma escola para o professor, isso se aplica especialmente ao material didático que está disponível para seu manuseio, bem como a inserção de diversos materiais aos alunos para pesquisa e construção de novos elementos formadores. Também é fato corriqueiro, a necessidade de improvisação devido à falta de material como: livros, revistas e até aparatos tecnológicos ou até mesmo a ausência de ideias para ser utilizado de forma a abrigar novos conceitos.
Quando nos referimos a dicionários escolares, sejam eles de Língua Portuguesa, das línguas inglesa e espanhola ou até mesmo algum específico de outras disciplinas a situação é a mesma, ou seja, o que fazer para que o uso fique interessante e possibilite o entendimento por parte do aluno.
O Governo Federal por meio do Ministério da Educação e Cultura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviou a EEEFM Bananal um acervo de dicionários brasileiros de Língua Portuguesa, destinados às turmas da escola, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. Foram recebidos 23 kits composto de 04 dicionários cada, tendo como títulos: Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara, Dicionário Houaiss Conciso, Dicionário Unesp do Português Contemporâneo e Novíssimo Aulete Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Os dicionários serão distribuídos nas salas de aula, tendo em vista à máxima: Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Cada sala de aula da escola receberá 02 kits que ficarão a disposição dos alunos para consulta a qualquer momento pertinente e 01 kit ficará na sala de Leitura da escola.


Texto: Welder Bindaco (Agente de Suporte Educacional)
Colaboração: Maria Elena de Souza (Responsável pela Sala de Leitura)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mais duas escolas no Norte do ES


O governo do Estado vai construir duas escolas na Região Norte do Estado, uma em Rio Bananal e outra em Vila Valério.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (08) pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa, durante reunião na Secretaria.
A construção das escolas foi solicitada pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Durão (PDT), que foi à Sedu acompanhado de uma comissão formada pelos professores dos dois municípios, além do prefeito de Rio Bananal, Edimilson Eliziário, e da secretária de Educação, Marinete Pinheiro, dos vereadores Cadico e Robinho, de Vila Valério.
Marinete informou que a EEEFM Bananal não possui estrutura física adequ

ada para atender aos alunos que lá estudam. “A escola está no limite, com turmas funcionando em salas improvisadas, o esgoto não suporta, enfim, vários problemas”, disse.
O secretário Klinger informou que o Estado está disposto a construir uma nova escola, nos padrões atuais, mas precisa que a prefeitura faça a aquisição do terreno. O prefeito Edimilson Eliziário informou que vai comprar um terreno adequado e fazer a doação para o Estado. Até a construção da nova escola, os alunos continuarão frequentando a sede atual.
A construção da nova sede da EMEF Maria Luiza Jorge, em Vila Valério, também foi solicitada por Durão, e o secretário Klinger deu a mesma solução: aquisição de terreno por parte da prefeitura do município e construção da escola por parte do Estado. Também será analisada a possibilidade de inclusão do Ensino Médio na escola.
Klinger informou que Linhares e a Região Norte são prioridade do governo do Estado para a construção de novas escolas devido ao crescimento previsto para a região.
Fonte: Portal Ouro Negro

EEEFM Bananal realiza projeto Na Real, Gravidez na Adolescência não é legal




O projeto NA REAL, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NÃO É LEGAL vem proporcionar aos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Espírito Santo conhecimento sobre os problemas e consequencias de uma gravidez indesejada na adolescência.
Por isso, está sendo realizado durante o mês de Maio de 2013 na EEEFM Bananal as atividades ligadas ao projeto que tem como objetivo reduzir o índice de gravidez na adolescência nas escolas da rede estadual de todos os municípios do Espírito Santo, contribuindo para a formação de uma consciência de sexualidade responsável e tem seu público alvo os alunos das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual com idade entre 15 e 19 anos.
A escola também espera que os alunos possam olhar para o futuro desejado e busquem alcançá-lo, sem que no caminho para isso, aconteça algo não planejado, para tanto é necessário a informação.
Os professores de Biologia do 1º ano do Ensino Médio desenvolverão toda a dinâmica de trabalho que se trata de uma conscientização através de atividades e reflexões a respeito da Gravidez e todas as consequências na vida de um jovem ou adolescente.
A escola é um ambiente de aprendizagem e também que deve trabalhar as questões que incluem a cidadania e toda e qualquer forma de conscientização, para que assim haja cada vez mais cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.




quarta-feira, 8 de maio de 2013

Inscrições para o Enem 2013 começam na segunda-feira, diz MEC


Provas serão nos dias 26 e 27 de outubro, afirmou o ministro Aloizio Mercadante


As inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na segunda-feira (13), afirmou nesta quarta-feira (08) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo a pasta, o edital com todas as normas da prova deve ser publicado na edição de quinta-feira (09) do "Diário Oficial da União".
Segundo Mercadante, as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília).
O ministro afirmou que o período de inscrições vai dos dias 13 e 27 de maio, e os candidatos terão até o dia 29 de maio para pagarem a taxa de inscrição.
Neste ano, a logística do exame deve envolver 1.632 municípios brasileiros. O MEC estima que será necessária a impressão de 13,5 milhões de provas para os candidatos.
As regras de correção do Enem serão semelhantes às da edição de 2012. Porém, segundo Mercadante, "a grande mudança vai ser no maior rigor com a redação". Para isso, um item será acrescentado no artigo do edital que fala sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC. O item 14.9.5 do edital que deve ser publicado na quinta-feira afirma que a redação "que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'anulada'".
A nova regra já estava em debate pela comissão que elabora o edital do Enem, depois que candidatos que no último Enem inseriram receita do miojo e o hino do Palmeiras no texto ganharam notas 560 e 500, respectivamente.
Fonte: Site G1