terça-feira, 19 de março de 2013

Escolas poderão decidir se terão férias durante a Copa, diz MEC


As escolas poderão decidir se ajustam o calendário de férias para o período da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho do próximo ano.
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) homologou parecer do Conselho Nacional de Educação que questiona a aplicação do artigo da lei sancionada ano passado pela presidente Dilma Rousseff.
O grupo argumentou que o texto não revoga ou altera explicitamente trecho da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que diz que o calendário escolar deve ser fixado pelas escolas seguindo as "peculiaridades" de cada região.
Por ser uma lei específica sobre o ensino no país, a LDB se sobrepõe à lei da Copa, justificou Mozart Ramos, relator do assunto no conselho.
"Assim, os sistemas de ensino deverão estabelecer seus calendários escolares (...) ao tempo em que se recomendam eventuais ajustes nos calendários escolares em locais que sediarem os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014", afirma trecho de decisão publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União.



sexta-feira, 15 de março de 2013

Escola Bananal realiza Conscientização contra o Bullying



A Escola Bananal através das aulas de Sociologia no Ensino Médio, Médio Integrado e Educação de Jovens e Adultos estará trabalhando no período de 18/03 a 22/03 a Conscientização contra o Bullying. Previsto no Calendário Escolar essa ação é fundamental para a compreensão de como é prejudicial atitudes ligadas ao Bullying que é quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa, seja fisica ou psicologicamente falando.
Atos como: xingar, espalhar rumores, agredir ou excluir intencionalmente alguém também são formas de bullying. Isso pode acontecer pessoalmente, por escrito, pelo telefone, pela internet, redes sociais (bullying virtual), na escola, no ônibus, em casa... em qualquer lugar. Seja lá onde for, o bullying é inadmissível.
O bullying é um problema sério que afeta milhões de crianças sem importar de onde são, principalmente na escola. E esse problema precisa ser resolvido o quanto antes. Normalmente, os menores, mais novos ou mais vulneráveis são as vítimas dos agressores. Eles escolhem as crianças que consideram diferentes, as que não usam roupas da moda, que vêm de uma minoria étnica, social ou racial. Por exemplo: as mais atrapalhadas, mais gordinhas, que têm as melhores notas ou que sejam tímidas.
A verdade é que quem está a fim de machucar, humilhar ou excluir alguém do seu grupo de amigos não precisa de muito. O agressor não só humilha as vítimas como também afeta as testemunhas, especialmente quando elas não sabem o que fazer a respeito.
O bullying virtual se espalha viralmente pela web e pode fazer a vítima se sentir humilhada constantemente, de uma forma difícil de deter. Não é uma piada, não é uma brincadeira, o bullying é inadmissível.

quinta-feira, 14 de março de 2013

SECTTI abre inscrições para 1.500 vagas de cursos técnicos a distância



O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) oferece pela primeira vez cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). São 1.500 vagas para agente comunitário de saúde, hospedagem e transações imobiliárias destinadas a alunos com ensino médio concluído. As inscrições começam dia 18 e irão ate dia 22 de março. O edital está disponível no site: http://www.sectti.es.gov.br
Previsto para o 1º semestre de 2013, os cursos fazem parte do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) que visa ofertar educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos.
Com carga horária de 1.200 horas, serão 500 vagas para cada curso ofertado nos municípios de Aracruz, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, João Neiva, São Mateus, Muniz Freire, Vargem Alta, Viana,Vila Velha e Mimoso do Sul.

O projeto será gerenciado pelo IFPR que é referência nacional nesta modalidade. O Instituto oferece aulas presenciais através das tele aulas, que serão transmitidas via satélite. As salas, situadas nos polos das escolas estaduais, terão equipamentos para proporcionar a interação do aluno com o tutor, que poderão se comunicar ao vivo por telefone e através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, no período noturno, com início às 19h e termino às 22h40min. As demais serão no ambiente virtual dos cursos. Elas serão ministradas permitindo que o aluno tenha condições de interagir com o professor, esclarecendo suas dúvidas em tempo real.
A modalidade prevê ainda que os alunos recebam os Livros Didáticos elaborados por professores do IFPR ou por professores convidados. Os estudos à distância são apoiados em atividades complementares, como atividades online, discussão sobre pontos apresentados nos livros didáticos e orientações para o desenvolvimento de pesquisas, leituras complementares e trabalhos em grupos.

Fonte: www.sectti.es.gov.br

segunda-feira, 11 de março de 2013

EEEFM Bananal realiza comemoração pelo Dia Internacional da Mulher




Na sexta (08), a EEEFM Bananal realizou uma comemoração pelo Dia Internacional da Mulher que contou com uma homenagem as alunas e as funcionárias da escola que receberam um cartão com os dizeres: Mais do que ser brisa e ondular campos e flores... Mais do que ser sol e inebriar o mundo de mil cores... Acima do que já houve e do que há e ainda houver... Está a BENÇÃO insuperável, extasiante e inigualável DE SER TÃO SOMENTE MULHER!!
Historicamente, o Dia Internacional da Mulher, teve origem através das manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na 1ª Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução em 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do Século XX em países da Europa e também nos Estados Unidos, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho e pelo pleno direito do voto, participando assim dos processos decisórios do país e também da ploítica.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século,  até os anos de 1920
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada através do movimento feminista, isso já na décadade 1960.
No ano de 1975 através das Organizaçõs das Nações Unidas (ONU) designou aquele ano como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro do ano de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.