domingo, 18 de janeiro de 2015

Escolas da Rede Estadual se organizam em Janeiro para volta as aulas



Enquanto os estudantes curtem o período das férias escolares, as escolas da rede estadual de ensino já estão se preparando para a volta às aulas, que vai ocorrer no dia 03/02,uma terça-feira.
Na Escola Estadual Bananal, localizada no município de Rio Bananal, a primeira semana de aula será destinada a apresentação do espaço de ensino e de informações que vão ajudar ao longo do ano letivo de 2015, os alunos devem estar preparados pois a escola começa a receber os professores a partir do dia 26/01, estes estarão preparando as aulas e as atividades a serem desenvolvidas durante o mês de fevereiro.
Também vale ressaltar que no dia 27/01/2015 acontecerá a Avaliação dos Estudos Especiais de Recuperação/2014, a partir das 13h e os alunos devem pegar os conteúdos a serem estudados para realização da prova, bem como assinar o termo.

Alunos já podem conferir a nota do Enem 2014






O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nessa terça-feira (13), a consulta das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Para conferir, os alunos podem acessar o site www.enem.inep.gov.br, inserir seu número de inscrição e a senha de acesso ou CPF e senha.
Em 2014, o Enem foi realizado nos dias 08 e 09 de novembro e contou com mais de 6,2 milhões de participantes em todo o País. Os candidatos fizeram provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação.
Os alunos que não zeraram a redação e tiveram uma boa nota, podem se inscrever, a partir desta segunda-feira (19), para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que neste ano ofertará 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. 
A consulta das vagas está disponível no endereço www.sisu.mec.gov.br e o prazo de inscrições vai até às 22h59 do dia 22 de janeiro.
A Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) garante a reserva de 50% das vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Vale ressaltar que esta edição do Sisu contará com uma única chamada regular e a lista de espera. O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro.

Fonte: www.sedu.es.gov.br


Lei decreta criação de Grêmios Estudantis em unidades da rede



A criação, organização e atuação de Grêmios Estudantis em escolas da rede pública de ensino estão garantidas. Com a finalidade de aumentar a participação dos alunos nas atividades das instituições, o governador do Espírito Santo Paulo Hartung decretou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (13), a Lei Nº 10.333, que assegura a criação dos Grêmios Estudantis.
De acordo com a lei, será de competência exclusiva dos estudantes a definição das formas, dos critérios, dos estatutos e demais questões referentes à criação e à organização dos Grêmios Estudantis.
Por meio dos Grêmios será possível a livre divulgação dos jornais e outras publicações da comissão, bem como de suas entidades de representação estudantil; a participação nos conselhos fiscais e consultivos das instituições de ensino; o acesso dos representantes das entidades estudantis às salas de aula e demais espaços de circulação dos estudantes; dentre outras atividades.
Vale destacar que os membros da diretoria do Grêmio terão assegurada a permanência e a rematrícula a partir da sua eleição até um ano após o fim de seu mandato.

Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil tem como finalidade contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro da instituição de ensino. O grêmio também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da administração da instituição de ensino.
Para se criar um Grêmio Estudantil, primeiramente, é necessário que a escola organize um grupo de alunos que estejam interessados na iniciativa. Em seguida, os alunos se reúnem e formam as “chapas” que concorrerão na eleição. Os grupos devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil.
A comissão eleitoral organiza a eleição, onde todos os alunos da escola podem votar e para facilitar, pode haver mais de uma urna. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente observadores externos como professores, por exemplo.
No final da apuração, a comissão deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados e empossar a chapa vencedora.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Escola Bananal oferecerá vagas de EJA no turno Vespertino



Atenção estudantes que querem estudar o Ensino Fundamental e possuem 15 anos completos. Aproveite esta oportunidade. A Escola Bananal está ofertando vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o turno Vespertino na 5ª e 7ª Etapa do Ensino Fundamental. Matrículas até 16/01/2015.


A Escola Bananal ofertará Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as 5ª e 7ª Etapa do 2º Segmento - Ensino Fundamental no turno Vespertino. As matrículas encontram-se abertas e vão até o dia 16/01/2015.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.
Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.
A Educação de Jovens e Adultos é definida pelo artigo 37 da LDB (lei n. 9.394/96) como a modalidade de ensino que “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou à continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.”
A principal tarefa da Educação de Jovens e Adultos é fazer valer o previsto no artigo 208 inciso I da Constituição Federal de 1988, que garante o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos.
Tal política vem sendo incentivada pelo poder público, que abrangeu, além do ensino fundamental, o ensino médio, adequando esta modalidade de ensino às características dos jovens e adultos brasileiros.