quarta-feira, 31 de julho de 2013

Abertura do 2º Módulo dos Cursos Técnicos em Secretariado e vendas






No dia 23 de julho de 2013, iniciou-se mais um módulo dos Cursos Técnicos em Secretariado e Vendas, para recepcionar os estudantes os Coordenadores dos respectivos cursos Andressa e Wagner organizaram uma acolhida, com o intuito de aguçar ainda mais o interesse nesta caminhada.
A convite dos Coordenadores a empresária Dulcinéia Mariano Neto (Auto Escola Novacar), deu um Show em sua palestra, iniciando com um bate papo, contando sua história de vida e por fim de uma maneira muito descontraída e motivadora mostrou aos alunos que todos nós somos capazes de superar qualquer problema e alcançar os objetivos que almejamos, afinal tudo começa com um problema e ao ser resolvido usufruirmos das pérolas conquistadas.
A EEEFM Bananal, só tem a agradecer a mais uma vez a disponibilidade da nossa colaboradora Dulcinéia pelo empenho e dedicação e aos nossos alunos pela participação.

Escola de Rio Bananal homenageia pintor italiano

Com a finalidade de aprender um pouco mais sobre a história do município de Rio Bananal, alunos de ensino médio da Escola Estadual Rio Bananal participam do projeto educacional ‘Bogani’. A iniciativa representa uma comemoração aos 50 anos das pinturas realizadas pelo pintor italiano, Alberto Bogani, nas Igrejas de Santo Antonio e São Sebastião, situadas no município.




No projeto, os alunos participam de diversas atividades teóricas e práticas, que visam aprimorar os conhecimentos dos envolvidos de forma interdisciplinar, onde são trabalhados os conceitos de História, Geografia e Lingua Portuguesa.

Para isso, os estudantes produzem textos, reproduzem algumas obras do artista, elaboram poemas, promovem exposição de fotos da Igreja, dentre outras atividades direcionadas para a temática.

Além disso, um material cartográfico foi produzido para retratar momentos históricos, econômicos e culturais do Espírito Santo, do Brasil e do mundo, em particular com a Itália, país de origem de Alberto Bogani.

Também foi enfatizado aos alunos o processo de povoamento capixaba a partir da imigração italiana com base na situação socioeconômica do Estado nos anos de 1929 e na década de 60, momento em que foram erradicados os cafezais capixabas que se encontravam em altitudes inferiores a 450 metros.

Como maneira de intensificar ainda mais o projeto, os professores envolvidos irão trabalhar as questões em sala de aula, como destaca a pedagoga da unidade de ensino, Marciana Vaneli.

“É interessante que os educadores façam esse trabalho, pois desta forma os alunos irão assimilar com mais facilidade as propostas apresentadas e também vão ter mais chances de esclarecer dúvidas mais pertinentes”, afirmou.

Pintor visita Rio Bananal


No mês de junho, o pintor Alberto Bogani realizou uma visita ao município onde pode ‘matar’ a saudade das pinturas realizadas na década de 1960 nas Igrejas de Santo Antônio e São Sebastião.

O autor recebeu diversas homenagens das igrejas católicas comtempladas por suas obras e da Câmara de Vereadores. O pintor, muito atencioso, ministrou palestras no dia 12 de junho na Igreja de Santo Antônio para alunos de diversas escolas do município.

A Escola Estadual Rio Bananal esteve presente no período Vespertino e os estudantes puderam ouviram de Alberto como ele realizou as pinturas, as dificuldades da época, o laço afetivo com as pessoas da comunidade, uma vez que o tempo de pintura na Igreja de Santo Antônio ocorreu durante um ano e meio de intenso trabalho.

“O momento foi muito gratificante para a unidade de ensino e moradores da região. Os alunos ficaram impressionados com a história de vida do pintor, que se emocionou ao rever o trabalho depois de longos anos”, lembrou a pedagoga. 

Fonte: www.sedu.es.gov.br
 

Sedu anuncia novo concurso e site sobre Enem 2013

Projetos, cursos técnicos, concurso, bolsa estágio, entre outras novidades contemplarão alunos e professores da rede estadual de ensino no segundo semestre letivo de 2013. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (29), pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves.

Os estudantes que farão o Enem 2013 ganharão um reforço especial, um hotsite; para professores, um novo concurso ainda neste ano nas áreas não contempladas no anterior. O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) será ampliado para 91 unidades de ensino e o projeto ‘Ensinar e Aprender’, estão entre as ações anunciadas.

Ensinar e Aprender

Entre as novidades está o projeto de correção de fluxo escolar “Ensinar e Aprender”, que tem como objetivo promover a aceleração da aprendizagem de alunos matriculados no ensino fundamental, com dois ou mais anos de distorção idade-série, alfabetizados ou não. Será implantado a partir do próximo mês, como piloto, em 50 escolas da Grande Vitória.

O secretário da Educação disse que a expectativa é atender 6.000 alunos nessa etapa. “Para que esses estudantes avancem na aprendizagem, serão formadas classes de aceleração. Para professores, pedagogos e diretores, a Sedu está oferecendo formação a fim de orientá-los e prepará-los para o projeto”, destacou Klinger Barbosa Alves.

Espaço Enem

Para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem, será lançado ainda no próximo mês um hotsite. O portal vai dispor de conteúdos de todas as áreas com vídeos, infográficos, simulados, entre outras atividades que visam reforçar os temas cobrados no exame. O acesso se dará pelo endereço eletrônico da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no link Espaço Enem.

Programa Ensino Médio Inovador

Mais uma ação anunciada pelo secretário foi a ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), passando de 36 para 91 escolas da rede estadual, contemplando 55 mil alunos. As ações do programa visam ampliar o tempo do estudante na escola, por meio da inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, sobretudo na área de iniciação científica.

“Esse é um dos projetos desenvolvidos pela Sedu que trilham o caminho para implantação do tempo integral em nossas escolas. Além disso, nas 36 que começaram em 2012, já houve bons resultados, com mais aprovação e redução do índice de evasão”, frisou Klinger Barbosa Alves.

Concurso

Ainda neste semestre serão publicados novos editais de cursos técnicos e de qualificação profissional. Também será lançado o edital para mais um concurso público do magistério para cobrir áreas que não foram atendidas na última seleção, no ano passado. Um mapeamento está sendo feito para identificar as demandas por escola, mas estima-se a abertura de cerca de 1 mil vagas para as séries iniciais do ensino fundamental e pedagogos.

Bolsa Estágio

Também haverá uma nova seleção para o projeto Bolsa Estágio de Formação Docente, com 500 vagas de estágio para estudantes de licenciaturas – Letras, Física, Matemática, Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Filosofia, Geografia, Sociologia e Química. O edital para seleção dos candidatos está previsto para setembro.

Rede física

O secretário ainda anunciou novos investimentos na rede física, com um pacote de obras de manutenção. São intervenções para troca de telhado, pintura, substituição de piso, reforma nos banheiros, muro, reparo nas redes elétrica e hidrossanitária, conforme a necessidade de cada escola. A previsão é de que cerca de 40 unidades de ensino sejam atendidas ainda neste semestre. A Sedu dispõe de R$ 63 milhões para manutenção, que poderão ser gastos até o próximo ano.

“Ainda temos o projeto de novas quadras, uma determinação do governador Renato Casagrande, para implantação em todas as escolas onde houver espaço. Para o segundo semestre, a previsão é iniciar as obras em 30 escolas”, finalizou Klinger Barbosa Alves.

Fonte: www.sedu.es.gov.br

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Escola Bananal é contemplada com o Programa Ensino Médio Inovador



A EEEFM Bananal foi incluída no Programa Ensino Médio Inovador e começa a articular as ações para realização das atividades propostas pelo programa.

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

*Com informações do site www.mec.gov.br

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DOIS NORTES QUE SE CRUZARAM NO CAMINHO DE UM ARTISTA ITALIANO

Tendo por objetivo  a produção de conhecimentos  e de aprendizagens significativas, a partir da história do município de Rio Bananal o Professor de Geografia, José Anadir Gusmão  ,deu sequência ao projeto Bogani, que teve início  no mês de junho na escola Bananal, quando a cidade foi visitada pelo pintor italiano Alberto Bogani, em comemoração aos 50 anos das pinturas realizadas na igreja de Santo Antonio.
A partir do poema escrito pela professora de Lingua Portuguesa,  Bernardete Maria S.Largura, em homenagem ao pintor Bogani,  iniciou-se  a ideia de realizar um estudo de aprofundamento.  O professor  José Anadir Gusmão, utilizou-se da poesia , adequando-a às nuances  do conteúdo de hidrografia, que está sendo estudado pelos alunos  do 3º ano do Ensino médio. 
Aplicando os princípios da ciência geográfica, da conexidade, da interação e da analogia, foi produzido um  material cartográfico, onde desenvolveu com os alunos a localização espacial dos fatos  narrados nas entrelinhas da poesia,  que marcaram a história local, buscando traçar paralelos com os momentos históricos, econômicos e culturais do Espírito Santo, do Brasil e do mundo, em particular com a Itália,  que se relaciona fortemente ao povoamento do  município de Rio Bananal,  em 1929, quando teve início a colonização do município.Ao mesmo tempo traçou-se comparações e situa a economia e a sociedade capixaba, que encontrava-se fundamentada na cultura cafeeira . Finalizando os propósitos da disciplina de Geografia,  o professor José Anadir explana em um texto que escreveu, o processo de povoamento capixaba a partir da imigração italiana e realça a situação  sócio-econômica capixaba nos anos de 1929 e na década de 60, principalmente nos anos  de 1962-1963,quando foi erradicado os cafezais capixabas, que encontravam-se em altitudes inferiores a 450 metros. 
Neste ambiente de crise, Bogani chega a Rio Bananal   e realiza o seu  trabalho artístico no município, que foi “custeado”  principalmente por descendentes  de italianos, que foram  de certa forma, mecenas da congregação dos padres pavonianos que trouxe Bogani para o Brasil , congregação essa que marcou fortemente a história de Rio Bananal, participando diretamente da  fundação de comunidadess na paróquia de Nossa Senhora de Fátima,e que nos dias atuais se visibiliza no interior da município de Rio Bananal, com suas igrejas  construídas nos moldes das igrejas das comunas italianas, conforme pode ser observado no trabalho de pesquisa  fotográfica, realizada pelos alunos do 3º ano V1, que pesquisaram  fotos das igrejas das comunidades e legendando-as com explicações históricas a respeito da  construção dessas igrejas. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Processo de matrícula para a EJA tem início nesta quarta-feira (17)

As matrículas novas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada em 232 escolas da rede estadual de ensino, deverão ser feitas até o dia 29 deste mês, no horário de funcionamento das unidades escolares que disponibilizam o curso. As normas para as matrículas foram publicadas nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Para efetivação da matrícula nova, os estudantes deverão apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento; histórico escolar/ficha de transferência ou comprovante equivalente e comprovante de residência.

Os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação deverão ter a matrícula nova garantida na escola da rede estadual de ensino mais próxima de sua residência.

A população campesina deverá ter sua matrícula nova garantida em unidade de ensino próxima ao seu domicílio. Não terá direito ao transporte escolar o aluno que optar por não estudar na unidade de ensino mais próxima de sua residência, havendo vaga.

Já os jovens e adultos privados de liberdade, assim como os que estão cumprindo medidas socioeducativas, deverão ter asseguradas a matrícula nova garantida em unidade de ensino referência à unidade prisional e às unidades de atendimento socioeducativo.

“O ambiente escolar é uma grande chance de o cidadão conquistar o seu espaço nos meios social e profissional. Diante disso, a Sedu trabalha a educação na EJA de forma íntegra e, principalmente com qualidade, para que assim todos sejam devidamente qualificados intelectualmente”, salientou a gerente de Educação, Juventude e Diversidade (GEJUD) da Sedu, Iracy Baltar.

O aluno somente terá sua matrícula confirmada, automaticamente, na unidade de ensino onde estuda, mediante termo de compromisso assinado por ele mesmo, quando for maior de idade, ou pelos pais ou responsáveis.

A falta de qualquer documento não impedirá a efetivação da matrícula nova do aluno, devendo a direção da unidade escolar ou seu responsável, orientar o estudante para a obtenção dos documentos pendentes.

No primeiro semestre deste ano, 50.168 alunos efetivaram a matrícula para iniciar os estudos pela modalidade de ensino EJA.

EJA

Com aulas presenciais, durante dois anos, estudantes de ensino fundamental dos 1º e 2º segmentos assistem a aulas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Ao todo, são 1.600 horas, divididas em quatro semestres. Para concluir as duas etapas, os alunos precisam ter no mínimo 60 pontos ao final de cada módulo e 75% de frequência.

Já os alunos do ensino médio participam de aulas de Língua Portuguesa, incluída Redação e Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Arte, Língua Estrangeira - Inglês, Filosofia e Sociologia. Ao todo são 1.200 horas, divididas em três semestres. Para concluir as etapas, os alunos também precisam ter no mínimo 60 pontos ao final de cada módulo e 75% de frequência.

Para estudar pela modalidade EJA, os interessados devem procurar as escolas com a oferta ou as Superintendências Regionais de Educação (SREs), onde irão receber as orientações necessárias para iniciar a nova vida acadêmica.

Fonte: www.educacao.es.gov.br

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Retorno das aulas na EEEFM Bananal acontece na próxima segunda 22/07

Diante de alguns questionamentos, especialmente via telefone e nas redes sociais, esse espaço informa que as aulas retornam na próxima segunda (22)  na EEEFM Bananal.
Esclarecemos que a escola vem  observando a Portaria 075-R de 12 de Julho de 2013, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 15 de Julho de 2013 que alterou o Calendário Escolar.
Informamos ainda que a escola está atendendo no período de férias escolares das 7h às 19h.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Matriculas para Educação de Jovens e Adultos - EJA

Informamos que as Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA terão início nesta quarta (17/07) e seu término no dia 29/07/13.
Os documentos para matrícula são:
·        Xerox da Certidão de Nascimento;
·        Declaração ou Histórico Escolar;
·        Comprovante de Residência (Conta de Energia no Nome do Pai ou responsável pelo aluno);
·        01 Foto 3x4.

sábado, 13 de julho de 2013

Boas Férias!!!!



Pessoas são Músicas... 

Você já percebeu ??? Elas entram na vida da gente e deixam sinais. Como a sonoridade do vento ao final da tarde. Como os ataques de guitarras e metais presentes em cada clarão da manhã. Olhe a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, olhando fundo, que há uma melodia brilhando no disco do olhar. Procure escutar. Pessoas foram compostas para serem ouvidas, sentidas, compreendidas, interpretadas. Para tocarem nossas vidas com a mesma força do instante em que foram criadas, para tocarem suas próprias vidas com toda essa magia de serem músicas. E de poderem alçar todos os vôos, de poderem vibrar com todas as notas, de poderem cumprir, afinal, todo o sentido que a elas foi dado pelo Compositor. Pessoas são músicas como você. Está ouvindo? Como você. Pessoas têm que fazer sucesso. Mesmo que não estejam nas paradas. Mesmo que não toquem no rádio, apenas no coração. 

Boas Férias!!!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

COMUNICADO



A EEEFM Bananal informa que tendo em vista a realização da manifestação nacional marcada para o dia 11/07/2013 (nesta quinta) e observando as possíveis repercussões para a capacidade de atendimento das unidades de ensino da rede estadual, o Secretário de Estado da Educação, no uso de suas atribuições, resolve SUSPENDER O DIA LETIVO DE AMANHÃ (11).

Reforça ainda que, na sexta-feira, dia 12/07/2013, as aulas ocorrerão normalmente em todas  unidades de ensino da rede estadual.